Temer bate próprio recorde e é o pior avaliado da história, diz Ibope

Em levantamento do Ibope encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quinta-feira (28), mostra que 90% dos brasileiros reprovam o governo de Michel Temer.

Michel Temer - Lula Marques/AGPT

A pesquisa mostra ainda que o índice de brasileiros que consideraram o governo Temer ruim ou péssimo subiu de 72% para 79%. significa dizer que temer bateu o seu proprio recorde de reprovação. Além disso, Temer bateu o recorde de toda a série histórica da pesquisa, iniciada durante o governo de José Sarney. E apenas 4% aprovam a gestão do ilegítimo.

Segundo a pesquisa, apenas 9% dos entrevistados consideram o governo Temer melhor que a administração da ex-presidenta Dilma Rousseff. E 63% consideram o governo Temer pior que o de Dilma.

A rejeição puxou o índice de desconfiança da população em relação a Temer, que assumiu o poder após dar um golpe contra o mandato de Dilma, em 2016. De acordo com a pesquisa, o índice de desconfiança chegou a 92% dos eleitores. Esse número era de 89% em março.

Com isso, as perspectivas também são negativas. O levantamento aponta que 74% acredita que o restante do governo será ruim ou péssimo. No Nordeste, o ruim e péssimo chegam a 83%.

Nem mesmo nas avaliações por área o governo Temer apresenta resultado positivo, seguindo a sua trajetória de reprovação desde que assumiu o poder.

Na área de Segurança Pública, que o governo usou a intervenção militar no Rio de Janeiro para dizer que era uma de suas prioridades, a reprovação é de 83%. Mesmo índice apresentado na avaliação negativa que os brasileiros fazem da atuação do governo na Educação.

Na área da saúde, a reprovação foi ainda mais alta. Com a série de medidas que cortam investimentos e verbas da pasta da Saúde, provocada pela Emenda 95 do teto de gastos, a reprovação ao governo chega a 88%.

A política de emprego também é repelida pelos brasileiros (87%). A avaliação sobre a política de juros do governo Temer também é reprovada, com um índice de 89%.