Waldir Pires ergueu alto a bandeira da democracia

O Brasil perdeu, na manhã desta sexta-feira (22), uma de suas mais influentes figuras políticas. Ex-governador da Bahia, ministro da Previdência e da Defesa, deputado federal e vereador, Waldir Pires, foi vítima de uma parada cardiorrespiratória, aos 91 anos, decorrente de pneumonia e não resistiu.

Por Iberê Lopes

Waldir Pires ergueu alto a bandeira da democracia - Wilson Dias/Agência Brasil

Filiado ao Partido dos Trabalhadores, Waldir Pires nasceu na cidade de Acajutiba (BA) em 1926. Ele era formado em Direito e liderou o Movimento Antinazista. O último cargo público dele foi como vereador de Salvador (2012-2016), quando se retirou da vida política.

O governador Rui Costa (PT-BA) escreveu mensagem de pesar nas redes socais, onde destacou o caráter e a integridade de Pires na vida pública, dedicando “boa parte de seus 91 anos de vida à defesa da cidadania e à construção de um Brasil melhor. Esse legado serve de herança e inspiração para todos nós”. "A Bahia e o Brasil não perdem apenas um político”, afirmou Costa.

No site oficial do PT da Bahia, a legenda definiu Pires como um exemplo de homem ético, “um patrimônio brasileiro defensor da democracia e das pessoas que mais precisam”. A nota de pesar do partido acrescentou que o ex-governador era respeitado não só pelo PT, “mas também pelas esquerdas de um modo geral”.

A deputada baiana Alice Portugal (PCdoB) lembrou que ao voltar do exílio imposto pela ditadura militar, Waldir Pires foi imediatamente articular a redemocratização do Brasil, vencendo a eleição para o governo da Bahia e “derrotando a oligarquia violenta” que dominava o estado.

“Waldir foi alguém que efetivamente ergueu alto a bandeira da democracia, com muita amplitude, muita leveza e um conteúdo irretocável nas suas teses humanistas”, disse a parlamentar. Pires coordenou os cursos jurídicos da Universidade de Brasília (UnB), na década de 60, onde também foi professor de Direito Constitucional.

No primeiro mandato do ex-presidente Lula (2003), Waldir Pires foi convocado para assumir o órgão de controle interno do Executivo, a pasta de Controle e da Transparência, da Controladoria-Geral da União (CGU). A CGU é responsável pela cristalinidade na gestão governamental, defesa do patrimônio público e combate à corrupção. Em 2006 e 2007, ele ocupou o ministério da Defesa.

“Figura singular que deixa um legado brilhante de luta em defesa da democracia, direitos humanos e sociais. Pude testemunhar a enorme capacidade intelectual de Waldir para enfrentar os desafios da política, sendo um grande defensor dos interesses nacionais”, declarou o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA).

Almeida salientou, ainda, que o exemplo de Waldir Pires deve inspirar as futuras gerações de brasileiros e brasileiras, “alimentando o sonho de um Brasil mais justo, igual e soberano”.

Em 2008, Waldir Pires foi condecorado com o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, que é conferido a brasileiros dedicados às causas nobres, humanas e sociais.