49% dos brasileiros defendem o direito de Lula ser candidato

De acordo com pesquisa Datafolha, a maioria dos entrevistados defendem o direito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de concorrer às eleições. O levantamento aponta que 49% dos entrevistados – o que é um índice maior dos que acreditam que ele seja o melhor candidato – são contrários a tentativa de impedi-lo de concorrer ao Planalto, como tentam com a perseguição a qual é submetido.

Lula Livre - Ricardo Stuckert

A condenação sem provas e num processo recheado de abusos e baseado apenas em delações, não foram suficientes para tirar o ex-presidente da corrida eleitoral. Mesmo preso há mais de 70 dias, Lula mantém a dianteira nas intenções de votos.

Na mesma semana que o governo de Michel Temer lançou uma campanha nas redes sociais com vídeos em que afirma que a economia não melhorou porque o governos anteriores afogaram o país na crise, a pesquisa Datafolha aponta que, para os eleitores entrevistados, o pré-candidato ao Planalto mais preparado para recuperar a economia é também o ex-presidente Lula.

De acordo com o levantamento, 32% dos entrevistados citaram Lula como o melhor nome para desempenhar essa missão. Segundo o Datafolha, o resultado da pesquisa é bastante similar ao quadro geral de intenção de voto do eleitor, com o ex-presidente liderando as intenções de voto.

Michel Temer (MDB), por sua vez, mantém o índice de reprovação com 82% dos entrevistados considerando o governo ruim ou péssimo. Além disso, quando os entrevistados atribuem uma nota a Temer, a maioria (53%) dão nota 0.