Encontro Estadual do PCdoB-GO reúne 250 pessoas em Goiânia

 O Partido Comunista do Brasil em Goiás realizou, no último sábado (16), na Assembleia Legislativa de Goiás, um grande encontro estadual, que reuniu militantes, lideranças regionais e dos movimentos sociais, quadros partidários e parlamentares. O evento reuniu cerca de 250 pessoas de 26 municípios e teve o objetivo de organizar e preparar a militância do partido para os desafios eleitorais de 2018, em consonância com a campanha nacional de 100 dias de mobilização militante.

Encontro Estadual do PCdoB-GO reúne 250 pessoas em Goiânia

O encontro contou com a presença do Secretário Nacional de Organização do Partido, Ricardo “Alemão” Abreu. Em sua fala, Alemão fez um balanço da conjuntura política nacional, pontuando os fracassos do programa implementado pelo governo golpista de Temer. “Na verdade, o que fracassa junto com o governo Temer é o programa da direita neoliberal que vem sendo implantado no país desde a deposição da presidenta Dilma Rousseff. Um programa que passou a ser rechaçado por amplas camadas do povo e enfrenta desilusões de setores das classes dominantes que apoiaram o golpe”, concluiu.

Alemão também afirmou que as falhas do governo refletem, principalmente, na área econômica. “O fracasso se estampa na economia: depois da recessão em vez da prometida retomada do crescimento, o que veio foi a estagnação e, ainda, incertezas como evidencia a turbulência cambial em curso; mais de 13 milhões de desempregados, precarização geral do trabalho, arrocho salarial, inclusive do salário-mínimo. O malogro se manifesta em grandes retrocessos sociais e no desmonte do Estado nacional”.

A presidenta do partido em Goiás, Isaura Lemos, acredita que o momento político no país impõe um grande desafio para os estados e que só será possível vencê-los com a unidade em torno do projeto político apresentado pelo partido. “Para que possamos superar a grande crise política e econômica vivida em nosso e seus nefastos reflexos em Goiás, precisamos de muita maturidade política e de unidade em torno dos nossos objetivos”, afirmou.

Isaura falou ainda sobre o objetivo central da legenda em Goiás para o próximo período eleitoral. “Para que possamos dar continuidade ao crescimento qualitativo do partido, é fundamental mantermos a nossa cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás. Precisamos também dar a nossa contribuição para o grande desafio nacional do partido de enfrentar a injusta cláusula de desempenho, conquistando uma cadeira na Câmara dos Deputados e contribuindo nacionalmente superarmos o percentual de 1,5% em todo o país. Para isso, a nossa vereadora em Goiânia e outras lideranças colocaram seus nomes a disposição”, acentuou.

O Secretário de Organização de Goiás, Honório Rocha, destacou a importância da presença dos municípios e do clima de confiança e de envolvimento da militância para a realização da convenção eleitoral, marcada para o dia 4 de agosto. “A convenção eleitoral irá definir as alianças majoritárias proporcionais. É o momento de maior democracia do partido, que fortalece desde a base até a direção”, afirmou.

Honório ressaltou ainda a grande quantidade de novos filiados e o envolvimento das várias frentes de atuação do partido. “Tivemos a presença dos movimentos de juventude, sindical, de mulheres e de moradia. Nossa presença na sociedade se fez presente no encontro e está na luta, o que reflete num expressivo número de novos filiados para o partido”, concluiu.

Após o encontro, o Comitê Estadual aprovou o edital de convocação da Convenção Estadual do partido, que pode ser conferido aqui.