Secretaria da Mulher lança campanha de combate ao assédio no São João

Além de muita quadrilha e forró, quem for ao Sítio Trindade, na Zona Norte do Recife, no período junino, vai conhecer a campanha de combate ao assédio às mulheres que será lançada pela Prefeitura da cidade nesta terça-feira (19), às 19h. Trata-se do Donzelômetro, jogo eletrônico que mede o "grau de donzelice" dos homens em relação às mulheres produzido pela Secretaria da Mulher do Recife.

Cida Pedrosa: Assédio não tem graça - Divulgação

A brincadeira virtual, desenvolvida pela Players Comunicação, traz uma série de questões que desconstroem conceitos e comportamentos machistas considerados "naturais" pela sociedade. A ideia da ação preventiva é levar o público masculino a rever suas atitudes e enfrentar a violência de gênero.

Além do jogo eletrônico, a secretaria montará no Sítio o "correio elegante". Durante os dias do evento, serão distribuídos cartões inspirados na tradição junina e na cultura popular com mensagens divertidas de combate ao assédio, acompanhados dos principais telefones da rede de proteção à mulher em situação de violência. Quem quiser mandar algum recado para o "donzelo" pode encontrar o material na barraquinha da Secretaria da Mulher na entrada do espaço.

"Aproveitamos as grandes festas populares para investir nas campanhas preventivas de combate à violência de gênero. É com bom humor e engajando a população que vamos falando de como é necessário mudar diversos comportamentos machistas para garantirmos uma sociedade mais justa para homens e mulheres", comentou a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa.

Para quem precisar de orientação ou ajuda em casos de violência de gênero, a equipe do Centro de Referência Clarice Lispector estará no estande da Secretaria da Mulher, no Sítio, a partir das 20h. Psicólogas, assistentes sociais e advogadas estarão disponíveis para oferecer atendimento e orientação nos casos de supressão de direitos.

Com informações da Secretaria da Mulher do Recife.