Livro de Adalberto Monteiro será lançado no Recife na segunda-feira 

Na tarde/noite da próxima segunda-feira (18), o jornalista e poeta comunista Adalberto Monteiro lança no Recife o livro ‘Pé de Ferro & Outros Poemas’. O evento começa às 16h e vai até às 18h30, no Espaço Cultural Teatro Mamulengo, localizado na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, e inclui roda de conversa com o autor. Confirmadas as presenças do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira;da poetisa e secretária da Mulher da cidade, Cida Pedrosa; e do jornalista e escritor Urariano Mota. 

Livro de Adalberto Monteiro será lançado no Recife, segunda-feira - Divulgação

‘Pé de Ferro & Outros Poemas’ é o quarto livro do escritor e traz a diversidade poética de temas, tempos e territórios. Prefaciada pelo professor Joan Edesson de Oliveira, a obra apresenta a poesia por meio da mistura de sentimentos. “Com dor, lirismo, paixão, erotismo, Adalberto nos traz a poesia. Mas, também, como faca, como punhal afiado, como fuzil, como petardo. A poesia que ele nos presenteia é múltipla como a face do tempo em que vivemos”, enaltece o escritor cearense.

O escritor pernambucano Urariano Mota relaciona a biografia de Adalberto com sua produção poética: “Adalberto Monteiro, nascido no Piauí, criado em Goiás, há 15 anos amadurece em São Paulo. E nessa cidade ele redescobre poesia onde muitos imigrantes apenas veem angústia. Isso me espanta, mas é um bom espanto, o de crer que da sua poética vêm lições de vida”.

Adalberto Monteiro é piauiense, da cidade de Cocal. Em 1964 foi com toda a família para Goiânia (GO), onde residiu até 2001. Foi na terra adotiva onde publicou seus dois primeiros livros de poemas: ‘Os Sonhos e os Séculos’ (1991) e ‘Verbos do Amor & Outros Versos’ (1997). Em 2002 mudou-se para São Paulo, onde publicou, em 2005, ‘As Delícias do Amargo & uma Homenagem’, livro também de poemas.

É membro da direção nacional do PCdoB, Secretário Nacional de Formação e Propaganda e editor da revista Princípios. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, em 1980, onde participou do movimento estudantil e engajou-se na luta contra a ditadura militar. Em 1979, entrou para o PCdoB, à época semiclandestino.

De 1980 a 1982, coordenou a sucursal goiana do jornal Tribuna da Luta Operária. Entre 1983 e 1988 exerceu, por vários períodos, o mandato de vereador na capital goiana. Foi presidente do PCdoB de Goiás, (1991-2001). Presidiu a Fundação Maurício Grabois de 2008 a março de 2016.

Serviço
Lançamento do livro “Pé de Ferro & Outros Poemas” de Adalberto Monteiro
Data: 18 de junho 2018 | segunda-feira
Hora: Das 16h às 18h30
Local: Espaço Cultural Teatro Mamulengo | Praça do Arsenal, Bairro do Recife
Apoio: Fundação Maurício Grabois

Do Recife, Audicéa Rodrigues