Maduro nomeia Delcy Rodriguez vice-presidenta e reforma gabinete

Nesta quinta-feira (14), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nomeou a atual chefe da Assembleia Nacional Constituinte, Delcy Rodriguez, como vice-presidenta do país. Ele também anunciou uma reforma completa do poder executivo e indicou os novos ministros.

Delcy Rodriguez - Divulgação

Delcy, que vem se destacando como uma importante liderança política, assume o cargo no lugar de Tareck El Aissami, que ocupará, a partir de agora, a vice-presidência econômica e o novo Ministério de Indústrias e Proteção Nacional, órgão que Maduro classificou de “poderoso”.

Além de El Aissami, Dante Rivas irá para o Ministério de Pesca e Agricultura; Yomana Koteich, para o de Comércio Exterior e Investimento Internacional; Mayerlin Arias, para a Agricultura Urbana; Stella Lugo, ex-governadora de Falcón, para o Turismo; Marleny Contreras, para Obras Públicas; Hipólito Abreu, para o Transporte; Eduardo Piñate, para o Trabalho; Caryl Bertho, para o da Mulher; Heryck Rangel, para o de Ecossocialismo; e Evelyn Vásquez, para o de Atenção às Águas.

“A épica vitória do povo no dia 20 de maio [quando o presidente foi reeleito] nos obriga um novo começo. Por este mandato, que me deram todas e todos, decidi por uma renovação parcial profunda do gabinete executivo”, disse Maduro.

Quem é a nova vice-presidente

Delcy é filha de Jorge Antonio Rodríguez, fundador do partido marxista Liga Socialista, e irmã do ex-vice Jorge Rodríguez. Ela se formou advogada na Venezuela, estudou direito social na França e fez mestrado em política social em Londres.

Ocupa postos no governo da Venezuela desde a administração de Hugo Chávez (1999-2013), quando foi titular do Ministério do Despacho da Presidência e Seguimento da Gestão de Governo, algo semelhante à Secretaria-Geral da Presidência no Brasil.

No governo Maduro, Delcy começou como Ministra da Comunicação e Informação – cargo que ocupou por pouco mais de um ano. Em dezembro de 2014, foi nomeada Ministra das Relações Exteriores da Venezuela, se tornando a primeira mulher chanceler do país.

Como ministra das Relações Exteriores, Delcy enfrentou diversos ataques contra a Venezuela em vários órgãos multilaterais. Em 2015, em uma cúpula do Mercosul, no Paraguai, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, utilizou seu discurso para pedir que o governo venezuelano libertasse o que ele classificou como “presos políticos” no país.

Logo após a exposição de Macri, a chanceler venezuelana o lembrou de que ela estava ali representando Maduro e que as palavras do mandatário constituem ingerência nos assuntos da Venezuela. Com fotografias dos protestos violentos realizados em 2014 e que provocaram a morte de 43 pessoas, entre civis e policiais, Rodríguez esclareceu que os políticos que estão detidos têm vinculações com esses atos. “O senhor está defendendo esta pessoa. Está defendendo este tipo de manifestação, esta violência política”, disse.

Desde agosto de 2017, Delcy ocupa a presidência da Assembleia Nacional Constituinte.