Temer quer privatizar distribuidoras da Eletrobras até julho

Com rejeição recorde em que 82% da população considera a sua gestão ruim ou péssima, o governo ilegítimo de Michel Temer tenta privatizar o patrimônio brasileiro no pouco tempo que resta no poder.

Temer e Marun - Alan Santos/PR

De acordo com o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, o governo quer pelo menos aprovar até o recesso do Congresso Nacional, em julho, o projeto da privatização de distribuidoras da Eletrobras e o que permite à Petrobras transferir para outra empresa a titularidade do acordo da cessão onerosa (espécie de ressarcimento que a empresa pede após pagar um valor que considerou alto por exploração de bacias de petróleo).

A declaração do ministro foi feita nesta quinta-feira (14), em coletiva de imprensa no Planalto após reunião com Michel Temer, o ministro Esteves Colnago (Planejamento) e os líderes do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), e no Congresso, André Moura (PSC-SE).

“Nossa pauta tem agora dois focos principais, que nós sugerimos: uma é a questão da desestatização das distribuidoras da Eletrobras e a outra a aprovação da possibilidade de cessão onerosa”, disse Marun.

O projeto que trata da privatização das distribuidoras da Eletrobras tem enfrentando resistência na Câmara, por parte da forte atuação da oposição e do desconforto de alguns parlamentares em votar a matéria em um ano eleitoral.

No pacote entreguista de Temer estão seis distribuidoras: Amazonas Distribuidora de Energia; Boa Vista Energia, que atende Roraima; Centrais Elétricas de Rondônia; Companhia de Eletricidade do Acre; Companhia Energética de Alagoas; Companhia de Energia do Piauí.