Figurinhas do Vermelho: Rafa Márquez

Mais uma figurinha do Vermelho na nossa cobertura da Copa, dessa vez falaremos de um novo recordista dos mundiais…

destaque rafa marquez - Divulgação

Dentre os 736 jogadores escolhidos para representar as 32 seleções da Copa do Mundo de 2018, o zagueiro Rafael Márquez está entre os 23 atletas selecionados para defender as cores do México. Com isso, o defensor disputará sua quinta Copa do Mundo! 

Com passagens por Barcelona, onde autou por 7 temporadas, e mais recentemente pelo Hellas Verona, da Itália, defende atualmente a camisa do Atlas, da sua terra natal, o México. Rafa Márquez possui um currículo extenso e de muitas conquistas, participou das Copas de 2002, 2006, 2010 e 2014.

Com 39 anos de idade, acaba de se tornar o quarto atleta da história a disputar cinco edições do certame, se juntando ao também mexicano e conterrâneo Antonio Carbajal, o alemão Lottar Mathaus e o italiano Gianluigi Buffon. Vale lembrar que o goleirão da Itália, poderia ter ido pra sua sexta edição, mas dessa vez, a azurra assistirá a Copa apenas pela TV. 

Além disso, o xerifão da Seleção Mexicana fez parte do elenco campeão da Copa das Confederações de 1999, entrando definitivamente para a história futebolística do país. Segundo o próprio Rafa, ele se aposenta assim que encerrar a participação na Copa do Mundo desse ano.

Pela sua importância para o futebol mundial, e principalmente, para o futebol mexicano, Rafa Márquez é mais uma figurinha do Vermelho: