Gustavo Petro recebe apoio de Ingrid Betancourt

A porta-voz da reconciliação, Ingrid Betancourt, viajou de Paris a Bogotá especialmente para declarar seu apoio político a Gustavo Petro, o candidato antiestablishment nas eleições presidenciais da Colômbia. Depois de um longo café, eles selaram o apoio do rosto mais visível dos políticos que estiveram anos sob a jurisdição das Farc.

Ingrid Betancourt - Divulgação

As pesquisas mostram o ex-prefeito de Bogotá crescendo rumo à presidência ao enfrentar o senador uribista Iván Duque, favorito para o segundo turno que acontece no próximo domingo (17).

Nesta posição, Petro tem recebido, nos últimos dias, o apoio de intelectuais, artistas, escritores, entre eles o economista Thomas Piketty, enquanto Duque busca desesperadamente mais apoio no mundo político.

Como porta-voz do perdão e da reconciliação, o peso simbólico de Ingrid, que viajou de Paris a Bogotá para anunciar seu apoio político, é considerável. A ex-candidata à presidência foi sequestrada em 2002 e ficou sob o comando das Farc por seis anos.

Nestes últimos dez anos passou a maior parte de seu tempo na Europa e se mantém relativamente distante da vida pública, mas veio a público apoiar o processo de paz entre as Farc e o governo colombiano, e agora usa sua influência novamente para fortalecer a candidatura do nome da esquerda colombiana.

A candidata a vice-presidência ao lado de Petro, Ángela Maria Robledo, publicou um vídeo onde agradece o apoio: “Bem-vinda Ingrid Betancourt à Colômbia Humana [coalizão de Petro]. A esperança e a defesa da paz nos une. Em 17 de junho venceremos!”.