Eleições influenciam deputados contra privatização da Eletrobras

Em entrevista ao Portal Vermelho nesta terça-feira (12), o jornalista Antonio Augusto de Queiroz, o Toninho, avalia que é concreta a possibilidade de serem retirados da pauta da Câmara dos Deputados projetos que promovem a privatização da Eletrobras. 

Por Railídia Carvalho

desmonte do setor elétrico eletrobras

Toninho é consultor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Ele analisou que a proximidade das eleições e a impopularidade da privatização da empresa são obstáculos para os planos do governo de Michel Temer.

Anunciada há um ano pelo atual governo, a venda de ativos da Eletrobras servirá para reduzir dívidas. Eletricitários ressaltam que é um crime vender a maior empresa de energia elétrica da América Latina e para protestar iniciaram nesta segunda-feira (11) greve de 72 horas no país. A iniciativa dos trabalhadores impôs derrota ao governo após o Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerar a greve legítima.

“A movimentação dos eletricitários contra a privatização da Eletrobras encontra boa receptividade no Congresso Nacional porque se trata de uma venda de patrimônio precipitada às vésperas de uma eleição presidencial. A resistência vem de vários parlamentares e estados. Portanto, há uma chance real de a privatização não se concretizar neste momento”, declarou Toninho.

O jornalista avaliou que é possível que o governo tenha esgotado a cota de temas polêmicos no Congresso. “Os parlamentares imaginam que já fizeram o sacrifício quando rejeitaram duas denúncias contra o presidente e aprovaram medidas impopulares como a reforma trabalhista e a PEC dos gastos. Aprovar a privatização da Eletrobras assim como a reforma da Previdência poderia comprometer a reeleição deles.”

Eletricitários encontram Rodrigo Maia

Nesta terça, os eletricitários se reúnem com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para pedir que os projetos de lei que preveem a privatização da Eletrobras não sejam votados. Toninho lembrou que sendo Maia um “homem do mercado” não vai assumir compromisso com os trabalhadores.

“Rodrigo Maia é um neoliberal assumido, não vai assumir compromisso com o trabalhador. O que ele pode fazer é um relato apontando que o ambiente não é o mais propício para a votação mas se dependesse dele esse tema e outros já teriam sido votados há muito tempo”, afirmou Toninho.

Os eletricitários querem o arquivamento do Projeto de Lei 9.463/18, que trata da desestatização da Eletrobras; o Decreto 9.188/2017, que trata de desinvestimento das Empresas de Economia Mista, e o PL 1917/2015, que trata da Portabilidade da Conta de Energia, podendo trazer consequências desastrosas para as empresas distribuidoras. A venda das distribuidoras da Eletrobras avança após o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da 1ª região derrubar liminar que proibia a privatização dessas empresas.