Nos bastidores, Maia já admite desistir de candidatura

O calendário eleitoral começa a pressionar as candidaturas. Nos bastidores, o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) já sinaliza que vai que não deve oficializar sua candidatura ao Palácio do Planalto entre 20 de julho e 5 de agosto, período limite para as realizações das convenções partidárias.

Rodrigo Maia - Ailton de Freitas/Agência O Globo

Oficialmente, no entanto, Maia afirma que não existe essa possibilidade e até rebate a crítica feita por tucanos, seus antigos aliados, que também pelos bastidores afirmam que a manutenção da candidatura de Maia prejudica alianças do DEM com outros partidos pelos estados.

“Não sei onde. Qual o estado? Onde segurei a decisão estadual? Papo furado. Não há um estado que tenha problema”, rebateu Maia.

A chiadeira dos tucanos é porque em São Paulo, por exemplo, o DEM deu uma de tucano e sinaliza que vai ficar em cima do muro e apoiar tanto o governador Márcio França (PSB) quando o ex-prefeito João Doria (PSDB) na corrida ao governo do estado.

Desde que anunciou a sua pré-candidatura ao Planalto, a campanha de Maia não decolou e a legenda mantém conversa com outros partidos, como PSDB, PDT e PR.

No sábado, o jornal Estadão divulgou informação em que afirma que Maia já prepara o argumento para a desistência e articula apoio para a reeleição no comando da Câmara na próxima legislatura. “Vou trabalhar pela minha candidatura até o limite, mas, de forma nenhuma, vou para esse processo sozinho”, teria dito Maia.