PCdoB MA debate políticas públicas para a pessoa com deficiência

 

“Diálogos pelo Maranhão” debate políticas públicas para a pessoa com deficiência
Representantes de movimentos sociais que lutam pelos direitos da pessoa com deficiência estiveram reunidos na manhã deste sábado (9), no Grand Hotel, em São Luís, em mais uma edição do "Diálogos pelo Maranhão", movimento que visa traçar as linhas gerais do novo programa de governo de Flávio Dino (PCdoB), pré-candidato à reeleição.

Nessa nova rodada de debates, intitulada "Diálogos com Pessoas com Deficiência", os participantes puderam avaliar as ações de governo em curso, além de propor políticas públicas para a pessoa com deficiência a serem executadas nos próximos quatro anos.

Para o secretário estadual de Direitos Humanos e Participação Popular, Chico Gonçalves, o encontro foi uma oportunidade de avaliar "aquilo que já mudou e o que ainda pode mudar no Maranhão".

“Hoje o pré-candidato Flávio Dino está ouvindo os movimentos das pessoas com deficiência pra gente avaliar o que foi feito no Maranhão e apontar o que ainda precisa ser feito para garantir acessibilidade, enfrentar a desigualdade e garantir a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade”, ressaltou Chico Gonçalves.

Representando o Fórum Maranhense de Pessoas com Deficiência, Dylson Bessa acredita que iniciativas como o “Dialógos” são importantes por respeitarem a opinião e as necessidades da pessoa com deficiência.

“É uma proposta interessante que respeita a opinião da pessoa com deficiência. Permite que aqui se estabeleça um diálogo, permite construir políticas a partir da discussão e das necessidades da pessoa com deficiência, para construir uma política mais inclusiva, com menos barreiras, discriminação e pré-conceito”, avaliou Bessa.

“Escutar a sociedade”

O mediador do debate foi o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro (PCdoB). Pinheiro fez um breve balanço do movimento “Diálogos pelo Maranhão”, que após etapas iniciais em São Luís, também já está sendo realizado em outros municípios maranhenses. Júlio Pinheiro destacou ainda que a retomada do movimento “Diálogos pelo Maranhão” nasceu da necessidade de avaliar as ações executadas no mandato atual de Flávio Dino, além de aprimorar o plano de governo para o próximo quadrimestre.

“Nós entendemos como necessário o debate com o povo do Maranhão, com a sociedade civil organizada, com os trabalhadores, sindicatos, entidades e conselhos, buscando evidentemente o que pra nós e para qualquer governo democrático é uma exigência: escutar esses segmentos, escutar a sociedade”, pontuou.

O “Diálogos com Pessoas com Deficiência” reuniu ainda políticos, servidores públicos, líderes da juventude partidária e representantes dos 14 partidos que devem apoiar a reeleição de Flávio Dino em 2018.