Maior tenista brasileira, Maria Esther Bueno morre aos 78 anos

 Atleta venceu 19 títulos de Grand Slam e foi considerada a melhor do mundo em quatro temporadas.

maria esther bueno

 Vencedora de 19 títulos de Grand Slam, a ex-tenista Maria Esther Bueno morreu nesta sexta-feira 8, aos 78 anos. Ela estava internada em São Paulo desde maio por causa de um câncer na boca.

Grande expoente da história do tênis brasileiro ao lado de Gustavo Kuerten, Maria Esther Bueno atuou nas décadas de 1950, 60 e 70. Ganhou quatro títulos individuais de Wimbledon e sete de US Open, além de 11 títulos de dupla, conquistados também nos outros dois torneios de Grand Slam, Roland Garros e Aberto da Austrália.

Ela foi considera a melhor tenista do mundo em 1959, 1960, 1964 e 1966, em uma época que não existia ranking oficial. Outro feito foi ter conquistado quatro títulos de Grand Slam de duplas no mesmo ano.

Apesar de formada no saibro, terra batida do tênis, Maria Esther conquistou o primeiro torneio que disputou na grama, justamente em Wimbledon, em 1958, quando foi campeã de duplas ao lado da norte-americana Althea Gibson. Para ela, não havia piso ruim.

Durante sua carreira, a tenista conviveu com problemas físicos. Em 1961, teve hepatite, mas ainda assim foi vice-campeã de duplas em Roland Garros. Contundida por vários meses em 1965, ela foi tetracampeã de duplas em Wimbledon naquele ano.

Maria Esther anunciou o fim da carreira em 1969, mas voltou atrás nos anos 1970. Conseguiu chegar à quarta rodada de Wimbledon. Em 1978, ela foi nomeada para o International Tennis Hall of Fame, e ganhou uma estátua de cera no museu londrino Madame Tussauds. Nos últimos anos, a atleta atuava como comentarista do Sportv.