Putin visita a China e recebe medalha de amizade de Xi Jinping

Putin está em uma visita de Estado à China e participará da 18ª cúpula da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS), que acontecerá no final de semana. Ambos os líderes se comprometeram a cooperar para encontrar uma solução pácifica na península coreana e na Síria, além de manter o acordo nuclear com o Irã

Putin e Xi

O presidente chinês, Xi Jinping, concedeu nesta sexta-feira (8) ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, a primeira Medalha de Amizade da República Popular da China. 

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que o relacionamento com a China é baseado nos princípios da igualdade de direitos, boa vizinhança e confiança.

Durante a declaração conjunta, ambos os líderes anunciaram que continuarão trabalhando para alcançar uma solução pacífica para os problemas da península coreana.

Ambas as nações se comprometeram a defender a integridade territorial da Síria, respeitar sua soberania e "promover um processo de normalização pacífica empreendido pelos próprios sírios com o apoio da ONU e com a ajuda das plataformas de Genebra e Astana, levando em conta os resultados do Congresso Nacional de Diálogo Sírio ".

Eles também anunciaram que vão colaborar para manter o acordo nuclear iraniano depois de deixar os Estados Unidos.

Rússia e China concordaram em tomar medidas para se opor ao protecionismo comercial, disse o comunicado conjunto. "Adotaremos decisões conjuntas destinadas (…) a lidar com medidas protecionistas de qualquer natureza no comércio", diz o documento.

Após a reunião, o presidente chinês Xi Jinping concedeu ao presidente russo a medalha de amizade. É o maior prêmio que o Estado chinês concede a cidadãos estrangeiros por méritos que contribuem para a modernização socialista da China, para os contatos e a cooperação do país com outros e para a manutenção da paz em todo o mundo.