Jazz em Cena: CCBNB apresenta Tributo a Piazzolla

Em tempos de Copa do Mundo, um Brasil x Argentina musical no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), em Fortaleza: no sábado, 16/6, às 19h, pelo projeto Jazz em Cena, que vem contribuindo para democratizar o acesso ao jazz e à música de grandes nomes do cenário cearense, um show especial celebra com instrumentistas atuantes em Fortaleza um dos maiores nomes da música da Argentina e de todo o mundo: Astor Piazzolla.

Jazz em Cena: CCBNB Apresenta Tributo a Piazzolla

O show "Tributo a Astor Piazzolla" reúne quatro virtuosos músicos e professores, especialmente arregimentados para essa apresentação, capitaneados pelo flautista e docente da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Heriberto Porto. Além dele, a pianista e professora paraense Nelma Dahas, premiada instrumentista e também professora da Uece, a violoncelista gaúcha Dora Utermohl, professora e coordenadora de grupos de violoncelo da UFC, e o baterista e compositor cearense Luizinho Duarte, que já dividiu palcos e estúdios com grandes nomes da música popular brasileira, como Tim Maia e Raimundo Fagner, e integra com Heriberto a Marimbanda, um dos grupos de maior reconhecimento da cena instrumental brasileira.

Esse time de craques foi escalado, em plena época de Copa da Rússia, para, no CCBNB Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 560, Centro, entre a Catedral e a Praça dos Leões), com entrada franca, como é característica do projeto Jazz em Cena, prestar tributo ao grande Astor Piazzolla. Um dos maiores compositores de todo o mundo no século XX, que levou o tango a um grau de sofisticação até hoje não igualado, com muitas influências jazzísticas e eruditas, ecos sonoros de Bach a Charlie Parker.

Em 1954, Nadia Boulanger, a grande professora de composição em Paris, que formou toda uma geração de compositores como Quincy Jones e Egberto Gismonti, o fez assumir o tango como sua linguagem e trabalhar para que ele se enriquecesse de processos contemporâneos sem perder sua verve popular. Em 1957, Piazzolla fundou o Octeto Buenos Aires, com violinistas, pianista, bandoneon, violoncelos e a guitarra de Horacio Malvicino, incluindo boas pitadas de bebop. Uma heresia para os puristas! O grupo chegava a ensaiar escondido, para fugir a represálias dos adeptos da tradição.

Mas foi nos anos 60, com o Quinteto Tango Nuevo, que Piazzolla compôs a maior parte de suas grandes obras: "Adiós Nonino", "Buenos Aires Hora Cero", "Seria del Angel (Introducción al ángel, Milonga del ángel, Muerte del ángel e Resurrección del ángel)". Formou vários grupos e orquestras em que incluiu flauta, bateria, baixo elétrico como o Noneto, o Conjunto Eletrônico, com o qual gravou o álbum "Libertango", um sucesso mundial, e o célebre album jazzista com o saxofonista Gerry Muligan.

Piazzolla em Jazz

Celebrando com uma abordagem jazzística a obra de Piazzola, o Jazz em Cena, no Centro Cultural Banco do Nordeste, apresenta um espetáculo inédito, especialmente concebido para o projeto, reunindo professores e músicos de renome na cena cearense, apresentando em arranjos primorosos sucessos como "Libertango", "Oblivion", "Verão Portenho", "Primavera Portenha", "Milonga sen palabras", "Fuga y mistério", além de homenagens como a do argentino Gabriel Senanes ("Tango en negro y gris") e a do contrabaixista cearense Aroldo Araújo ("Tango"). Em campo, um Brasil x Argentina musical, ansiosamente aguardado pela torcida, ao melhor estilo futebol-arte. Um grande espetáculo está garantido para todos!

Serviço

Jazz em Cena – Tributo a Astor Piazzolla – Show sábado, 16/6, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza – Rua Conde D´Eu, 560, Centro, entre a Catedral e a Praça dos Leões). Com Heriberto Porto (flauta), Nelma Dahas (piano), Dora Utermohl (violoncelo) e Luizinho Duarte. ENTRADA FRANCA