Escassez de medicamentos em Gaza após ataques de Israel

Ministério da Saúde de Gaza alerta para escassez de medicamentos na região após ataques de Israel; segundo diretor responsável por hospitais no órgão, Gaza sofre escassez de 50% em remédios e insumos médicos. Informação vem após morte de paramédica por forças israelenses

hospitais em gaza

O Ministério da Saúde de Gaza alertou sobre o deterioro da situação médica na zona causada pela falta de medicamentos e insumos de saúde. A informação é do diretor de Hospitais do ministério, Abdul Latif al-Haj.

“O Ministério sofre uma escassez de 50% de remédios e insumos médicos”, disse. Ele pediu à comunidade internacional que envie medicamentos para aliviar a situação, piorada após os ataques israelenses que, desde o último dia 30 de maço, deixou ao menos 120 palestinos mortos e mais de 14.000 feridos na Faixa de Gaza.

Entre os feridos, explica al-Haj, há 300 casos graves. A maioria das lesões aconteceu nos membros inferiores, por causa das balas explosivas usadas pelas forças israelenses.

Por sua vez, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) anunciou na semana passada que enviará profissionais de cirurgia e insumos médicos para a Faixa de Gaza, os quais permanecerão seis meses no local para atender aos feridos.

O anúncio coincide com o assassinato da jovem paramédica palestina Razan al-Najar, morta por uma bala israelense nas costas. A morte aconteceu no dia 2, próximo à barreira fronteiriça de Gaza, enquanto ela tentava socorrer um manifestante ferido.