Secretário-geral da OEA comemora processo de suspensão da Venezuela

Nesta segunda-feira (4) a OEA tentou abrir o processo para suspender a Venezuela do bloco – embora o país já tenha manifestando o desejo de sair voluntariamente, mas não obteve votos o suficiente para tal. Ainda assim, o secretário-geral do organismo – Luís Almagro, demonstrou uma completa falta de diplomacia ao comemorar a medida.

Luis Almagro - AP

Até mesmo o chanceler brasileiro, Aloysio Nunes, conhecido pelos disparates diplomáticos, admitiu que a OEA está “bastante dividida” ao não obter os votos necessários para a investida contra a Venezuela.

A decisão foi tomada por meio da aprovação de uma resolução proposta por Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos, México, Peru, Paraguai, Guatemala e Costa Rica. No total, 19 países votaram a favor da resolução, 4 contra, e 11 se abstiveram. Como não foram obtidos os 24 votos esperados, e necessários, o próximo passo é convocar assembleia extraordinária para votar a proposta.

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, classificou o texto da OAE como "resolução Pence", em uma referência às gestões do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, para iniciar a discussão sobre a suspensão.

Segundo Arreaza, o documento seria "uma carta branca aos Estados Unidos para continuar agredindo a Venezuela".