ANS suspende comercialização de 31 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a comercialização de 31 planos de saúde feito por 12 operadoras, a partir da próxima sexta-feira (8), em função de reclamações relacionadas a cobertura assistencial. A decisão foi tomada com base em protestos recebidos pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento da agência reguladora, durante o primeiro trimestre deste ano.

planos de saude

Foram analisadas cerca de 14 mil reclamações no período – a maior parte (39;53%) por causa de questões gerenciais, como autorização prévia, franquia, coparticipação. Também houve grande número de problemas relacionados ao rol de procedimentos e coberturas (15;85%) e prazos máximos para atendimento (15;04%). A decisão da ANS proíbe apenas a venda para novos clientes.

As operadoras que tiveram a comercialização de planos suspensos foram a Good Life Saude Ltda; a Unimed Norte/Nordeste-Federação Interfederativa das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico; a Ami – Assistência Médica Infantil Ltda; a Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas; a PAME – Associação de Assistência Plena em Saúde; o Gamec – Grupo de Assistência Médica Empresarial do Ceará Ltda; a Ameno Assistência Médica S/S Ltda; a Lotus Operadora de Planos Odontológicos Ltda; a Caixa Seguradora Especializada em Saúde S/A; a Quallity Saúde Assistência Médica Ambulatorial Ltda; a Associação Santa Casa de Sorocaba e a Green Life Plus Planos Médicos Ltda – EPP.

A suspensão pode ser revertida se as operadoras comprovarem melhoria no atendimento nesses planos. Trinta e três planos de 16 operadoras, que haviam sido suspensos anteriormente, por exemplo, serão reativados a partir de sexta.