Enem tem queda de mais de 1 milhão nas inscrições

Com mudança de finalidade, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem menor adesão desde 2011. O número total chegou em pouco mais de 5 milhões de estudantes inscritos. A prova nacional não certifica mais a conclusão do ensino médio. 

Por Iberê Lopes

Enem tem queda de mais de 1 milhão nas inscrições - Agência Brasil

Apesar de ainda haver possibilidade de inscrições via judicial, a queda com relação a 2011 é de 200 mil alunos. Em 2017, foram 6,713 milhões jovens ingressaram no exame. Neste ano, os 5,513 milhões revelam que houve uma baixa expressiva de 18%.

Para Manuela D’Ávila, pré-candidata do PCdoB ao Planalto, esta é uma “notícia triste” por sinalizar que uma parcela da juventude “não consegue mais imaginar e sonhar com seu futuro. Precisamos nos rebelar contra isso”, afirma.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, minimizou a questão no final do mês passado, afirmando que a baixa é apenas reflexo do número de inscritos que não realizam a prova. Segundo ele, as mudanças adotadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) evitam “o desperdício da verba pública".

As notas do Enem servem para ingresso no ensino superior. Programas do governo federal como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também utilizam a pontuação do exame.

Universidades sucateadas

O sonho da formação acadêmica atravessa dificuldades por conta dos cortes no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC). A pesquisa feita por universidades públicas teve contingenciamento anunciado pelo Planalto de 18%,6, passando de 15,6 bilhões de reais, no ano passado, para 12,7 bilhões em 2018.

Estes números representam o sucateamento do ensino superior, o que pode ser fator de desinteresse dos jovens na realização do Enem.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontecerá em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro deste ano. Confira mais informações por aqui https://goo.gl/9Qk7y8 .

Com Agências