Barroso diz em Londres que brasileiros são “viciados em Estado”

Durante uma palestra no Brasil Forum UK, em Londres, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, afirmou que o brasileiro é "viciado" em Estado e que o país sofre de "oficialismo", "patrimonialismo" e "desigualdade". Confira, abaixo, o vídeo com a íntegra das declarações.

Ministro Luis Barroso, SUpremo TRibunal Federal palestra forum em londres - Foto: Cynthia Vanzella/Divulgação Brazil Forum UK

Como um dos problemas listados pelo ministro da Suprema Corte sobre os brasileiros seria, para ele, "a permanente dependência e onipresença do Estado". "Qualquer projeto no Brasil depende do Estado, de financiamento do BNDES, da Caixa Econômica ou da ajuda do prefeito", opinou, com tom negativo.

E, segundo Barroso, seria isso o que motivaria casos de corrupção: "Criamos uma sociedade viciada no Estado. Temos que expandir a sociedade civil. Essa presença excessiva do Estado gera uma cultura de compadrio e favorecimento que está por trás do loteamento de cargos públicos", manifestou.

Mas ao ser questionado por jornalistas no evento aonde que o Estado deveria deixar de ser presente, Barroso não respondeu. O evento no qual particiou o ministro ocorreu no dia 5 de maio, na capital britânica, e foi organizado por estudantes brasileiros no Reino Unido.

Confira a fala do ministro na íntegra: