Preso político, Lula lidera pesquisa com 39% das intenções de voto

Pesquisa CUT/Vox Populi, realizada entre os dias 19 a 23 de maio e divulgada nesta segunda-feira (28), mostra que mesmo preso há 52 dias e sob intenso ataque da mídia, o ex-presidente Lula mantém a dianteira nas pesquisas de intenção de votos.

lula - Leonardo Benassatto/Reuters

O resultado demonstra porque o ataque midiático e a peserguição contra Lula é tão feroz. Segundo levantamento, o ex-presidente alcançou 39% das intenções de voto contra 30% das soma dos adversários num cenário estimulado, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.

Neste cenário, o segundo colocado, com praticamente um terço das intenções de voto de Lula, está o deputado Jair Bolsonaro (PSL), com 12%; seguido de Marina Silva (Rede), com 6%; Ciro Gomes (PDT), com 4%.

O tucano Geraldo Alckmin (PSDB), que tentou esboçar uma reação nos últimos dias, aparece com 3%, seguido de Álvaro Dias (Podemos), com 2%.

A pré-candidata pelo PCdoB, Manuela D'Ávila aparece com 1% das intenções de voto num cenário estimulado. O pré-candidato do governo Henrique Meirelles (MDB-GO) e João Amoedo (Novo-RJ) têm cada um 1% das intenções de votos também.

Já Flávio Rocha (PRB-RN), Guilherme Boulos (Psol-SP), João Vicente Goulart (PPL), Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Paulo Rabelo de Castro (PSC) não pontuaram na pesquisa.

Regiões

Os índices por região também favorecem Lula. No Nordeste, o ex-presidente tem 56% das intenções de votos, contra 7% de Bolsonaro e Ciro, que empatam na Região; Marina tem 6% e Alckmin apenas 1%.

No Sul, 31% dos entrevistados votariam em Lula, 18% em Bolsonaro e 10% em Álvaro Dias; Marina e Ciro empatam, com 4% cada e Alckmin aumenta para 2%. Manuela, João Amoedo. Meirelles e outros têm 1%.

O percentual dos que não vão votar em ninguém, brancos e nulos totalizou 21% e não sabem ou não responderam, 9%.

Pesquisa espontânea

No cenário espontâneo, Lula também está bem na frente dos demais candidatos. O ex-presidente tem 34% das intenções de votos, Bolsonaro surge em segundo lugar, com 10%; Ciro e Alckmin voltam a empatar, com 3% cada; Marina e Joaquim Barbosa, que desistiu da candidatura, surgem com 2% cada; e Álvaro Dias, com 1%.

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, Lula venceria todos os adversários com larga vantagem. Venceria Marina com 45% contra 14% da candidata da Rede; Já contra Alckmin e Bolsonaro, Lula alcançaria 47% dos votos contra 11% e 16%, respectivamente.

A pesquisa CUT/Vox Populi foi realizada com brasileiros de mais de 16 anos, residentes em áreas urbanas e rurais, de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior, de todos os estratos socioeconômicos.

Foram ouvidas 2.000, em entrevistas feitas em 121 municípios. Estratificação por cotas de sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.