PCdoB/ES realiza Conferência Estadual Extraordinária com grande êxito

 Com expressiva participação de delegados eleitos pelas Conferências municipais, complementada por militantes, simpatizantes e convidados, o Partido Comunista do Brasil realizou no Espírito Santo sua Conferência Estadual Extraordinária, coroando um processo de integração de um significativo número de militantes que se filiaram recentemente ao Partido, com vários destes se incorporando ao Comitê Estadual, como o deputado federal Givaldo Vieira, eleito presidente estadual do PCdoB.

Conferência Estadual

Claudio Machado* 

A Conferência foi realizada na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, quando o Comitê Estadual foi eleito com 51 componentes, sendo 17 mulheres. A Comissão Política Estadual, eleita logo em seguida, foi composta por 17 dirigentes e conta com 6 mulheres.

A Conferência Estadual Extraordinária do PCdoB/ES consolida um intenso trabalho realizado pela direção estadual e direções municipais, que com o determinante apoio do conjunto da militância comunista,  focaram nas ações direcionadas para fortalecimento do Partido, ampliando significativamente o número de filiados, sua base militante, sua inserção social, capacidade de condução da luta de ideias e potencial eleitoral.

Diversos partidos, centrais sindicais, sindicatos e entidades do movimento social estiveram presentes, contribuindo para o engrandecimento e significado político da Conferência. Representações dos partidos PTC, PSB, PT, REDE e Solidariedade, das centrais sindicais CTB e Força Sindical, da União da Juventude Socialista-UJS e do Sindicato da Polícia Civil – Sindipol,  compareceram à solenidade de posse do Comitê Estadual eleito. Em destaque a presença do ex-governador e Secretário Geral da direção nacional do PSB, Renato Casagrande. Também se fizeram representar o deputado federal Jorge Silva (Solidariedade) e a deputada estadual Eliana Dadalto (PTC).

Na encruzilhada histórica em que nos encontramos, as eleições de 2018 têm importância estratégica para o Brasil e poderão definir o caminho a ser seguido. Se retomaremos os rumos que nos permita reconstruir, sobre os escombros da crise um país livre, soberano, democrático, desenvolvido e socialmente justo, ou se elegeremos parlamentares e governos, antinacionais, autoritários, entreguistas e que continuem a destruir direitos sociais, dando seguimento ao trágico e ilegítimo governo Temer.

Diante desse imenso desafio, o PCdoB, pela terceira vez em sua história de 96 anos, lança uma pré-candidatura à presidência da república, representada pela deputada estadual pelo Rio Gande do Sul e ex-deputada federal Manuela D'Ávila, que leva a todo o país a mensagem e as propostas do Partido  para a construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento, capaz de levar o Brasil a retomar sua trajetória virtuosa de desenvolvimento, interrompida após o golpe que afastou a presidenta Dilma e instaurou um governo ilegítimo. A Conferência Estadual exaltou a correta e importante decisão do PCdoB em ter oferecido ao povo brasileiro uma alternativa para a presidência da república e conclamou a todos e todas para o engajamento na campanha "100 dias de mobilização militante", que cumpre fundamental papel para impulsionar a pré-campanha de Manuela.

O Partido Comunista do Brasil no Espírito Santo sai da Conferência Estadual realizada no último sábado (26/05) preparado como nunca esteve para enfrentar a batalha das eleições, com reais condições de reeleger seu deputado federal e presidente do Partido, Givaldo Vieira, ao mesmo tempo em que consolida chapa própria para disputar vagas na Assembleia Legislativa, com potencial para ocupar pelo menos duas cadeiras.