Chile afasta 14 sacerdotes acusados de abuso sexual

Um novo escândalo de abuso sexual envolvendo a Igreja Católica foi denunciado no Chile. Desta vez, 14 sacerdotes do grupo religioso “A Família”, da cidade de Rancagua, foram afastados das funções eclesiásticas. Eles são acusados de ter “condutas sexuais inapropriadas” de acordo com um comunicado oficial emitido pela igreja.

Papa no Chile - Reuters

“Foram restringidos de exercer suas funções sacerdotais 14 sacerdotes que estão envolvidos em ações que podem constituir delitos tanto no âmbito civil como no canônico”, diz o documento.

O bispo de Rancagua, Alejandro Goic, confirmou a suspensão e indicou ficou a a par dos fatos por meio da imprensa e imediatamente a diocese do município se interpôs para investigar a denúncia.

Para preservar a investigação, Goic decidiu não divulgar o novo dos 14 sacerdotes afastados. Há meses a imagem da igreja no Chile está abalada devido a outros casos de sacerdotes acusados de assediar crianças e manter relações com prostitutas que vieram à tona.

Há uma semana todos os 34 bispos do Chile apresentaram uma corta coletiva de demissão ao papa Francisco devido os casos de abuso sexual que foram denunciados no país.