China e Portugal serão parceiros na construção do Cinturão e Rota

O conselheiro de Estado e o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, assegurou na sexta-feira (18) em Lisboa que seu país e Portugal concordaram em trabalhar como parceiros de cooperação importantes na implementação da Iniciativa do Cinturão e Rota

China e Portugal - Xinhua

Wang fez o comentário em uma coletiva de imprensa conjunta depois de reunir-se com o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, durante sua visita oficial a Portugal.

A China valoriza o apoio português à iniciativa e quer discutir e assinar um acordo de cooperação intergovernamental para facilitar seu alinhamento com a estratégia portuguesa de desenvolvimento, afirmou.

Fazer de Portugal um ponto chave na Rota da Seda Marítima do Século 21 abrirá novas perspectivas e estimulará os laços bilaterais, disse Wang, acrescentando que a China atribui grande importância à "parceria azul" bilateral proposta por Portugal, e acredita que sua combinação com a construção do Cinturão e Rota impulsionará a colaboração em setores marítimo, cultural e outros.

Os dois países continuarão fortalecendo a cooperação em comércio e investimento e Beijing incentivará as empresas chinesas a investir mais em Portugal, ao mesmo tempo em que convida empresas lusas a fazer negócios na China, disse Wang. Detalhando suas vantagens complementares, a China está disposta a trabalhar com Portugal na cooperação em terceiros mercados na África e América Latina, entre outras regiões, acrescentou.

Além disso, China está disposta a ampliar as importações agrícolas de Portugal e procurar novas áreas de cooperação, como energia e finanças, sublinhou o alto funcionário.

Em 2019 se celebrará o 40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas bilaterais. Wang disse que a China e Portugal concordaram em aproveitar esta oportunidade para expandir a cooperação e elevar o nível da parceria estratégica abrangente entre os dois países.

As duas partes, acrescentou, aumentarão os intercâmbios e a comunicação de diversos níveis com o objetivo de melhorar a confiança mútua e consolidar a base política para promover as relações bilaterais.

Devido às novas incertezas e fatores desestabilizadores no mundo, assim como o aumento do protecionismo, a China e Portugal intensificarão a coordenação estratégica em um esforço conjunto para manter o sistema comercial multilateral com base em normas e fazer que a economia mundial seja mais inclusiva, enfatizou Wang.