Fernando Limongi: Moro faz política

O cientista político e professor da USP Fernando Limongi criticou em artigo publicado no Valor Econômico nesta segunda-feira (21), a atuação política do juiz Sérgio Moro, que participou de evento em Nova York patrocinado por empresa do pré-candidato a governador de São Paulo João Doria e apareceu sorridente em foto com o tucano.

Fernando Limongi - Unicamp

"Quando fora do Brasil, conversando com admiradores e apoiadores da sua obra, Moro se solta e perde a carranca com que transita entre sua gente. Mais à vontade, em conversa miúda e fraternal, não se furta a explicitar seus objetivos e as transgressões feitas em nome da causa, como dar publicidade a gravações ilegais e recorrer à prisão preventiva. Não esconde também suas ambições: os interlocutores notam o brilho em seus olhos sempre que se faz menção a uma cadeira no Supremo Tribunal Federal", diz Limongi.

Segundo o cientista político, Sérgio Moro claramente faz política. "Difícil imaginar que Moro seja politicamente ingênuo ou que não calcule as repercussões de todos os seus atos. Conforme pilhéria feita pelo próprio, o juiz sabe que a cor da gravata que veste tem conotações políticas. Difícil crer que Moro seja um inconsequente, que de fato ache que ser objeto da bajulação explícita da empresa de um político e tirar fotos ao lado do mesmo careça de importância. Moro não desconhece que João Doria é candidato ao governo do Estado de São Paulo ou que tem aspirações declaradas de concorrer à Presidência. Por acaso, Moro vai tirar fotos com todos os candidatos ao governo de São Paulo? Moro vai fazer o mesmo com todos os aspirantes à Presidência?", questiona.

"Para quem se julga moralmente acima dos demais, toda e qualquer crítica é uma bobagem. 'Eventos sociais', as delações da Lava-Jato estão aí para comprovar, são momentos importantes para quebrar distâncias e gerar a proximidade de que se valem os lobistas. Mimos, pequenos favores e afagos levam à amizade e à intimidade que abrem as portas para ajudas em momentos decisivos ou difíceis. A reciprocidade está na base do tratamento preferencial aos amigos. O juiz federal sabe disso, como sabe também quem indica nomes para a posição a que tanto aspira", diz Fernando Limongi.