Snowden denuncia mais torturas autorizadas pela nova diretora da CIA

A nomeação de Gina Haspel como diretora da CIA foi recebida com uma forte oposição entre os legisladores norte-americanos, já que ela esteve envolvida no uso de métodos de interrogação extremos pela agência. O ex-agente da NSA Edward Snowden afirmou, em seu Twitter, que a nova diretora participou do programa de torturas cruel, bem como encomendou a destruição do vídeo com evidências.

Gina Haspel - Divulgação

"Note: Gina Haspel participou do programa de tortura que envolvia bater na barriga de uma mulher grávida (inocente), estupro anal de um homem com a comida que ele tentou rejeitar, e congelamento de um prisioneiro algemado até a morte. Ela pessoalmente escreveu o pedido para destruir 92 gravações das torturas da CIA", disse.

​O Senado dos EUA confirmou a nomeação de Gina Haspel como a próxima diretora da Agência Central de Inteligência com 45 votos a favor, de um total de 54, na quinta-feira (17). De acordo com gravações divulgadas pela Universidade George Washington, ela supervisionou a tortura de um prisioneiro, incluindo afogamento simulado, e mandou destruir as evidências.

Na semana passada, o senador norte-americano John McCain recusou-se a votar a favor da nomeação de Haspel devido ao "papel perturbador na supervisão do uso de torturas pelos americanos".

Durante as audiências dela no Senado em 9 de maio, Haspel prometeu não renovar o programa de detenção e interrogação sob a sua liderança, embora tenha dito que táticas de tortura são imorais.
Haspel, de 61 anos de idade, será a primeira mulher na posição da diretora da CIA.