Brasil é um dos países mais violentos do mundo, diz OMS

O Brasil tem o nono maior índice de homicídios do mundo. Dados publicados no dia 17 de maio, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), revelam ainda que as taxas brasileiras são cinco vezes a média mundial de homicídios.

Violência no Brasil - Divulgação

A informação faz parte do relatório anual da OMS sobre as estatísticas da saúde global, publicado às vésperas do início da Assembleia Mundial da Saúde, que começa nesta segunda (21).

Em um cenário de crise econômica, política e com desemprego alarmante, a violência avança e atinge 31,1 pessoas a cada 100 mil habitantes. 

A América Latina é a região mais violenta do mundo, com sete dos nove países com mais crimes.
O Brasil globalmente só fica atrás de oito países, incluindo Honduras (55,5 por 100 mil), o campeão mundial, Venezuela (49,2), El Salvador (46), Colômbia (43), Trinidad e Tobago (42,2), Jamaica (39), Lesoto (35), Africa do Sul (33,1).

Mortes no trânsito

O estudo também indicou que no Brasil há um elevado indice de mortes no trânsito, 23,4 vítimas por 100 mil habitantes, comparado à média global de 17,4 pessoas e nas Américas de 15,9. Nas Américas, a taxa de mortes de trânsito no Brasil só fica atrás de Belize, República Dominicana e Venezuela.