Brasileiros fazem Jornada pela democracia e pela paz na Venezuela

Neste domingo (20), dia de eleição presidencial na Venezuela, o Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela realizará a Jornada pela Democracia e Paz na Venezuela, em apoio ao processo democrático no país, que realiza sua 25ª eleição ao longo de duas décadas. A jornada acontece a partir das 11 horas, na Avenida Paulista, 2037, em frente ao Conjunto Nacional, na capital paulista.

Nicolás Maduro - Divulgação

"A atividade tem o objetivo de acompanhar as eleições e discutir o processo democrático do nosso país vizinho, em meio a um contexto internacional de ameaças constantes, sanções econômicas e até interferência na soberania do povo venezuelano por parte dos EUA e outras nações", afirma a convocatória do evento, que propõe atividades culturais e de debate para abrir diálogo com a população brasileira.

A jornada se contrapõe à atitude antidemocrática de parte da oposição de direita na Venezuela, que decidiu boicotar o pleito. Ainda assim, cinco candidatos participam da corrida presidencial e observadores internacionais têm seguidamente garantido a lisura do processo.

Confira abaixo a convocatória do evento na íntegra:

"Neste domingo, dia 20 de Maio de 2018, o povo venezuelano vai às urnas pela 25ª vez em vinte anos. Cerca de 20 milhões de pessoas estão aptas a votar no país. Elas irão escolher seu novo presidente para um mandato de seis anos, também serão elegidos deputados estaduais e conselheiros municipais (vereadores).

Há cinco candidatos concorrendo ao cargo da presidência da República. Dentre eles, Nicolás Maduro é candidato à reeleição. Suas propostas de governo estão centradas nas saídas para a atual crise econômica enfrentada pelo país, sendo que sua candidatura representa a continuidade da Revolução Bolivariana, que desde 1998, quando Hugo Chávez foi eleito, vem alterando profundamente as estruturas políticas e sociais do país.

A oposição ao governo participa do processo dividida. O partido Avançada Progressista, definiu por participar da disputa, com o candidato Henri Falcón, afirmando que as condições democráticas estão dadas e que são as mesmas das eleições de 2015.

Outra parte da oposição, conformada pelos três maiores partidos direitistas – Ação Democrática, Primeiro Justiça e Vontade Popular –, decidiu não participar da eleição, alegando que não existiam garantias de que o processo seria justo e democrático. Os líderes opositores desta parcela têm protagonizado uma campanha internacional para desacreditar o processo eleitoral e deslegitimar, de antemão, seus resultados. Também participam desta campanha os governos contrários à Maduro (como o governo de Donald Trump, dos EUA e de Juan Manuel Santos, da Colômbia) e as grandes empresas de comunicação articuladas internacionalmente.

Neste contexto, também estão inseridos os ataques à Venezuela por parte do governo golpista de Michel Temer e os ataques das grandes empresas de comunicação brasileiras, que diariamente manipulam informações e difundem mentiras sobre a situação do país e as ações de seu governo.

Neste sentido, o Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela, que reúne mais de 40 organizações brasileiras – movimentos populares, sindicatos, ONGs, partidos políticos, meios de comunicação populares, entre outras – se manifesta publicamente para afirmar que:

– respaldamos a democracia e o sistema eleitoral venezuelano, que é reconhecido como um dos mais transparentes e eficazes do mundo;

– defendemos o direito à soberania e à autodeterminação do povo venezuelano, e seu direito de decidir de forma livre, ampla e democrática que governo deseja para o seu país;

– defendemos a paz na Venezuela, e rechaçamos todo tipo de ação de grupos violentos, sejam os que atuam contra o governo no país, ou os estrangeiros que ameaçam intervir militarmente;

– denunciamos o criminoso bloqueio econômico praticado por governos, empresas e bancos estrangeiros, que aprofundam a crise econômica do país, e provocam a falta de produtos alimentícios, de higiene e de remédios para a maioria da população."

Serviço:

O quê? Jornada pela Democracia e Paz na Venezuela

Quando? Domingo, 20/5, 11h.

Onde? Av. Paulista, 2037. Em frente ao Conjunto Nacional, ao lado do Metrô Consolação.

Indicação: Livre

Contato: [email protected]