Juliano Roso lança plataforma digital para captação de recursos

Para o pré-candidato objetivo é promover a participação e engajamento dos eleitores na pré-campanha, mobilizando os filiados, apoiadores, simpatizantes e amigos

Juliano lança Plataforma digital - Cássia Paula Colla

O deputado estadual Juliano Roso (PCdoB), pré-candidato a reeleição ao parlamento gaúcho, iniciou nesta sexta-feira (18) captação de recursos para campanha eleitoral pelo "crowdfunding", também denominado de “vaquinha virtual”.
A modalidade de financiamento coletivo, com a captação de recursos por meio da internet, foi legalizada na minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado e liberada nesta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O modelo é uma novidade para as campanhas eleitorais neste ano e permite a doação de dinheiro de pessoas físicas para pré-candidatos.
As doações podem ser feitas por meio seguinte endereço http://www.julianoroso.com.br/ . O site é autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O pré-candidato informa que a modalidade vai além da arrecadação de fundos para a campanha “o nosso objetivo é promovermos a participação e engajamento dos eleitores na pré-campanha, mobilizando os filiados, apoiadores, simpatizantes e amigos”, destaca Juliano.

Como funciona a contribuição

A doação pelo crowdfunding será realizada por meio de um dos sites autorizados pelo TSE.
O pagamento poderá ser feito de diversas formas disponibilizadas, a depender da empresa.
A empresa descontará do valor transferido a taxa do serviço e do meio de pagamento, reservando o restante para o pré-candidato – o valor só será transferido depois que a candidatura for confirmada.
O limite total de doações de uma pessoa física para todos os candidatos, que desejar apoiar neste ano, é de 10% da renda bruta que obteve em 2017 – se passar disso, ela paga multa no mesmo valor que doou a mais.
No caso das doações via “crowdfunding”, o limite é de R$ 1.064,10 por dia, para facilitar o controle e monitoramento das transações pela Justiça Eleitoral.
Por lei, o site é obrigado a registrar o nome completo, o CPF do doador e quantia transferida, dados que serão transferidos e atualizados a cada nova transação para posterior divulgação pelo TSE. Além disso, o eleitor também recebe um recibo da doação.
Pela lei, o dinheiro arrecadado poderá ser usado exclusivamente para as atividades de campanha.
Antes da confirmação da candidatura, os valores ficam retidos e não podem ser movimentados pelo candidato. Se o político não tiver a candidatura confirmada, o valor destinado a ele na pré-campanha deverá ser devolvido ao doador.
As doações para Juliano podem ser feitas até o dia 5 de outubro.