Manuela reafirma defesa LGBT no Dia Internacional contra a Homofobia

No Dia Internacional contra a Homofobia, comemorado nesta quinta-feira (17), a pré-candidata do PCdoB à Presidência, Manuela d’Ávila, apresentou alguns dos seus projetos em defesa dos direitos da população LGBT. Um vídeo foi publicado em suas redes e uma foto de um "beijaço" gay que, segundo ela, é bem emblemática. "Conseguimos incluir na Lei Orgânica do município a possibilidade dos estabelecimentos terem o alvará cassado quando reincidentes em manifestações de violência homofóbica", comemora.

Manuela em 2005

Quando se tornou deputada federal, Manuela reorganizou a Frente Parlamentar LGBT. “Fiquei na Frente até o meu querido amigo Jean Wyllys, assumir o seu mandato em 2010. Naquela ocasião, com o maior prazer do mundo, o primeiro homossexual assumido da história da Câmara dos Deputados tornou-se, então, presidente da Frente Parlamentar LGBT”, contou.

Durante os 8 anos no Congresso Nacional, Manuela contou que foram muitas lutas. “A luta pelo casamento gay, pela criminalização da homofobia e contra a cura gay, que ressurgiu esse ano, com muita intensidade, mas que já é uma luta antiga”, disse.

A pré-candidata do PCdoB também foi relatora do Estatuto da Juventude e incluiu no texto, pioneiramente, a ideia da livre orientação sexual. “Nós também resistimos muito, no Congresso, aos ataques aos materiais didáticos que garantiriam a educação pela diversidade”.

“Educar para a diversidade, é na nossa opinião, um dos nossos maiores desafios para, na vida real, combater a violência contra a população LGBT”, afirmou.

Atualmente, como deputada estadual no Rio Grande do Sul, Manuela concedeu na Assembleia Legislativa, pela primeira vez na história, o troféu Mulher Cidadã, à Valéria Houston, mulher transexual. Também na Assembleia, a pré-candidata do PCdoB foi autora da lei da Semana da Diversidade.

“A gente também conseguiu aperfeiçoar, aqui no estado do Rio Grande do Sul, a lei que trata da promoção e do reconhecimento da liberdade de orientação, prática, manifestação, identidade e preferência sexual. No nosso projeto, que já está aprovado e sancionado, define, entre outras coisas, o que é identidade de gênero e orientação sexual”, explicou Manuela.

Manuela também apresentou na Assembleia o projeto que trata aos casais LGBT da mesma forma que todos os outros casais na busca pelos imóveis financiados pelo estado.

Beijaço contra homofobia

A pré-candidata postou ainda uma foto e conta que tem uma história bacana de luta. "Quando eu era vereadora, fui procurada pelo movimentos LGBT de Porto Alegre porque havia um bar bem conhecido aqui na cidade em que semanalmente registravam-se casos de violência contra a população LGBT. Então, organizamos um beijaço na frente do estabelecimento (foto). Foi um sucesso!, Mas, mais que isso: conseguimos incluir na Lei Orgânica do município a possibilidade dos estabelecimentos terem o alvará cassado quando reincidentes em manifestações de violência homofóbica. Uma grande conquista construída junto com o movimento LGBT, comemora Manuela em sua postagem.