Os sul-americanos na Copa

Esta segunda-feira (14) foi a data limite para as seleções divulgarem a lista dos pré-convocados para a Copa do Mundo 2018, que poderia ter até 35 jogadores, 5 a mais que a última edição, sendo que a lista com os 23 nomes que representarão cada uma das 32 equipes pode ser divulgada até 4 de junho. Se algum jogador se machucar ou tiver lesão grave, pode ser substituído por outro que não tenha sido previamente listado.

Por Guadalupe Carniel*

Suárez - Divulgação

E hoje, ainda repercute a convocação de Tite para a seleção brasileira. Portanto, nada mais justo do que falar dos sul-americanos nesta edição, já que parafraseando Eduardo Galeano “não existe nada menos estrangeiro do que o futebol nessas terras. Estrangeiro na verdade é no que transformaram o futebol: como a varíola, a febre, que vieram de longe”.

Uruguai

Enquanto o Brasil assistia o técnico Tite divulgar os 23 jogadores, no Uruguai acontecia o oposto: simplesmente Óscar Washington Tabárez decidiu entregar a lista em segredo, sendo a única seleção sul-americana a ter o escrete revelado apenas no dia 4 de junho. Assim, para saber a lista somente através dos comunicados dos clubes que vão oficializando conforme recebem a convocação dos atletas, como foi o caso de Federico Valverde, que o Deportivo La Coruña já anunciou. A única coisa que é dita oficialmente pelas bandas orientales é que a lista não terá os 35 nomes. Além disso, os jogadores que irão começar a treinar no Complexo da AUF a partir de 22 de maio já começaram a chegar, como é o caso de Jonathan Urretaviscaya. A preparação oficial começa a partir do dia 28 de maio, data estabelecida pela FIFA.

Tabárez alegou que quer fazer um trabalho similar à última Copa: quando trabalhou apenas com um grupo específico, considerado a primeira linha. Também citou que não quer gerar expectativas falsas nos jogadores. Portanto, não devemos ver um Uruguai muito diferente do que foi visto nas eliminatórias. Só para relembrar, a celeste ficou atrás do Brasil com campanha de 18 partidas, sendo 9 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. Além de marcar 32 gols, dos quais 10 foram do Cavani, artilheiro do torneio. Os maiores destaques do Uruguai seguem sendo o próprio Cavani, Godín e claro, Suárez que mostrou que fazia diferença na última Copa: na fase de grupos, a seleção que caiu no chamado Grupo da Morte (com Inglaterra, Itália e Costa Rica) passou para as oitavas, mas perdeu Suárez, que mordeu o zagueiro italiano Chiellini. A então enfraquecida celeste jogou apaticamente diante da Colômbia de James Rodríguez que marcou os dois gols daquela peleja. Alguns dos principais nomes que podem constar na lista são: Muslera, Cáceres, Gimenez, Godín, Silva, Bentancur, Vecino, Valverde, De Arrascaeta, Suárez e Cavani. O Uruguai estreia contra o Egito dia 16/06, às 9h. No grupo ainda estão Arábia Saudita e a anfitriã, Rússia.

Peru

O Peru é conhecido por ter vendido um jogo de Copa em troca de trigo, o famoso 6-0 ante a Argentina em 1978. E bom, graças ao Peru, em 2017, a Argentina conseguiu a classificação para a Copa, algo que já parecia perdido. Com isso, terminou em quinto com 7 vitórias, 5 empates e 6 derrotas, com 27 gols marcados em 18 jogos.

O Peru teve que jogar a repescagem contra a Nova Zelândia, para conseguir voltar a uma Copa, que não participava desde 1982. E tudo foi bem dramático: sem Guerrero, o maior artilheiro do país (33 gols em 84 jogos) acusado de dopping por tomar um chá de folha de coca e que havia sido suspenso por seis meses. A primeira partida, fora sem gols. No returno, 2 a 0 com gols de Farfán e Ramos garantiram que a seleção peruana não era apenas dependente de um jogador, no caso o Paolo Guerrero.

Mas como desgraça pouca é bobagem, ontem, em comunicado, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) informou que a punição dada ao atacante Guerrero foi ampliada para 14 meses, sendo definitiva, não cabendo portanto, recurso ao jogador. Assim, além de não jogar a Copa, perderá o contrato com o Flamengo. Ele já havia cumprido os seis meses determinados anteriormente.

Sem a sua principal estrela, o time teve que refazer a lista, sem o nome do atacante, mas já havia sido divulgada há um tempo: Pedro Gallese, Carlos Cáceda, José Carvallo, Aldo Corzo, Luis Advíncula, Christian Ramos, Miguel Araujo, Alberto Rodríguez, Anderson Santamaría, Miguel Trauco, Nilson Loyola, Luis Abram, Renato Tapia, Pedro Aquino, Yoshimar Yotún, Wilder Cartagena, Sergio Peña, Christian Cueva, Edison Flores, Paolo Hurtado, André Carrillo, Andy Polo, Jefferson Farfán, Raúl Ruidíaz. A equipe estreia dia 16/05 contra a Dinamarca às 13h. O grupo ainda tem França e Austrália.

Argentina

A Argentina é um eterno sofrimento em Copas. Como sempre digo: quem a coloca como favorita é porque não entende de futebol. É impossível ver a Argentina mantendo uma constante no torneio. Nem quando foi campeã por duas vezes. Tudo é sacrifício. E quando não (vide 2002), é pura tragédia. Como se não bastassem as eliminatórias, diversos problemas recaíram sobre a albiceleste: Messi sai ou não da seleção, após três vices (um da Copa, dois da Copa América), a AFA sem presidente e sem decidir um técnico, ainda tiveram os golpes no futebol argentino, como o fim do Futbol para Todos que fomentava o futebol local e as SAD, que transformam os clubes em empresas.

Foi assim que a Argentina chegou às Eliminatórias. E assim também que passou, sendo que chegou à última rodada fora da zona de classificação e conseguiu terminar em terceiro, empurrando o Chile para fora do mundial. Sua campanha foi mediana, com 7 vitórias, 7 empates e 4 derrotas e 19 gols marcados em 18 jogos, sendo Messi peça fundamental para a conquista da vaga.

O trabalho de Sampaoli (o técnico que ajudou o Chile a conquistar as duas Copa América justamente em cima da Argentina) tem um grande trabalho pela frente: a seleção tem jogadores que hoje em dia podem ser considerados mais velhos, girando em torno de 30 anos e possui grandes nomes que são decisivos em seus clubes, mas que na seleção pouco rendem. O desafio é grande, mas o grupo em que a albiceleste caiu não parece oferecer grandes dificuldades, com Nigéria (um casamento eterno em Copas) e Croácia; começa a jornada contra a estreante Islândia, dia 16/06, às 10h. Mas nunca se sabe quando se trata da Argentina, ainda mais depois de ter tomado um 6 a 0 da Espanha que deixou todos em choque a pouco tempo do mundial. Abaixo os convocados:

Sérgio Romero, Caballero, Nahuel Guzmán ; Franco Armani , Gabriel Mercado, Salvio, Mascherano, Otamendi, Pezzella , Fazio, Marcos Rojo , Funes Mori, Tagliafico, Acuña, Ansaldi; Manuel Lanzini, Ricardo Centurión, Maximiliano Meza, Lucas Biglia, Pizarro, Enzo Pérez, Ever Banega , Lo Celso, Leandro Paredes, Rodrigo Battaglia, Ángel Di Maria, Cristian Pavón e Pablo Pérez ; Dybala, Diego Perotti Lionel Messi , Sergio Agüero , Gonzalo Higuaín , Lautaro Martínez e Mauro Icardi .

Brasil

O Brasil veio ressabiado para as Eliminatórias. Dunga não faz sucesso com a imprensa desde os tempos em que era jogador, quiçá como técnico, ainda mais num país em que “todos sabem” como a seleção deveria jogar. Tite assumiu em 2016 em meio a incertezas e conseguiu uma classificação tranquila e impecável: com 12 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota, marcando 41 gols.

O time brasileiro possui ótimos destaques individuais desde o goleiro, Alisson, até mais na frente com Philippe Coutinho, Roberto Firmino, Gabriel Jesus e claro, Neymar. Nos últimos dias a preocupação era em torno de Daniel Alves que não poderá jogar a Copa, devido uma lesão. A lista de convocados é formada com a maioria dos nomes vindos de fora do país (apenas três que atuam aqui dentro, casos de Cássio, Fagner e Geromel) o que nos faz questionar: o futebol brasileiro não produz mais nada de interessante, o que não poderia ser válido já que os clubes mais abastados fazem questão de comprar pé-de-obra aqui, ou é mais fácil assistir e dar atenção e olhos aos que jogam em lugares que pagam mais?

Tite não se fez de rogado e já mandou a lista dos 23 que jogarão o campeonato. Lembrando que o Brasil estreia dia 17/06 contra a Suíca (15h), num grupo que ainda conta com Costa Rica e Sérvia.

Alisson, Cássio, Ederson; Marquinhos, Thiago Silva, Geromel, Miranda, Fágner , Danilo – Manchester City , Marcelo – Real Madrid e Filipe Luis ;Casemiro, Fernandinho, Fred, Paulinho, Renato Augusto , Willian ,Philippe Coutinho, Douglas Costa, Neymar, Taison , Gabriel Jesus e Roberto Firmino.

Colômbia

A Colômbia se classificou fazendo o feijão com arroz e conquistando a vaga de forma inteligente: contra os mais fortes sabia que era bem complicado vencer, então faturou todos os pontos contra os adversários que são considerados teoricamente mais fracos.

O plantel de Pekerman é excelente: jogadores como Borja, Cuellar, James Rodriguez (que se consolidou na Copa 2014), Falcao, Mina e Sánchez. Algo que ainda precisa ser ajustado é o meio-campo que não é dos melhores e que não transmite segurança tanto em quem vê, quanto em quem torce.

A estreia será contra o Japão dia 19/06, às 9h e ainda enfrentará as seleções da Polônia e Senegal, o que pode ser uma garantia de vaga para as oitavas de final.

Iván Arboleda, José Fernando Cuadrado, David Ospina, Camilo Vargas, Santiago Arias, Farid Díaz, Bernardo Espinosa, Frank Fabra, Stefan Medina, Yerry Mina, Óscar Murillo, Dávinson Sánchez, William Tesillo, Cristian Zapata;Wílmar Barrios, Abel Aguilar, Edwin Cardona, Guillermo Cuadrado, Gustavo Cuéllar, Jefferson Lerma, Giovanni Moreno, Sebastián Pérez, Juan Fernando Quintero, James Rodríguez, Carlos Sánchez, Mateus Uribe; Miguel Borja, Carlos Bacca, Yimmi Chará, Falcao García, Teófilo Gutiérrez, José Heriberto Izquierdo, Johan Mojica, Luis Fernando Muriel, Duván Zapata.