Manuela: juros baixos para estimular investimentos e o consumo

A pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela d’Ávila, defendeu juros baixos para estimular o consumo e os investimentos e consolidar a recuperação da economia, em vídeo publicado nas suas redes sociais.

Manuela Davila - Foto: Reprodução

Segundo Manuela, ao baixar os juros, as pessoas podem consumir mais, aquecendo a economia e as empresas poderão investir comprando máquinas e gerando empregos. A pré-candidata também explicou que ao baixar os juros a dívida pública cai.

“Quando a taxa de juros que o governo paga aos seus credores sobe, uma fatia maior do orçamento é consumida pagando os juros da dívida. Aí sobra menos recursos para a saúde, educação, segurança e, principalmente, para que o governo invista garantindo a retomada do crescimento da economia.

De acordo com a pré-candidata, é importante que os juros baixem para que o dinheiro seja investido na produção e não na especulação.

“Com os juros altos, quem tem dinheiro acaba decidindo em investir na especulação. Para poder ganhar dinheiro sobre dinheiro e não investe em atividades produtivas, gerando empregos e garantindo renda para trabalhadoras e trabalhadores”.

A pré-candidata defendeu a utilização dos bancos públicos para reduzis os juros no Brasil. Ela explicou que baixando a taxa de juros praticadas pelos bancos públicos, a concorrência vai fazer com que os bancos privados também baixem os seus juros.

Manuela afirmou que na Presidência irá baixar os juros de verdade e tomará medidas para diminuir o endividamento das empresas e das pessoas. Segundo ela, a principal dessas medidas, é a oferta de crédito que pague o endividamento com jutos mais baixos.

“As empresas endividadas em dólar também poderão ter acesso a esse crédito com taxas de juros civilizados”, frisou.