Irã: pelo direito da Síria de se defender de Israel

O Irã expressou apoio nesta sexta-feira (11) ao direito da Síria de se defender da agressão de Israel, noticiou a televisão estatal, acusando outros países de silenciarem a respeito dos ataques ao aliado regional de Teerã

mísseis israelenses atacam Síria

“O Irã condena fortemente… os ataques (de Israel) à Síria. O silêncio da comunidade internacional estimula a agressão de Israel. A Síria tem todo direito de se defender”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Bahram Qasemi, segundo a emissora.

Israel diz ter atacado quase toda infraestrutura militar do Irã na Síria na quinta-feira (10) (mas o ministério russo da Defesa afirmou que a maioria dos mísseis foram interceptados) depois que forças iranianas dispararam mísseis contra território as Colinas de Golã, território ocupado ilegalmente por Israel desde 1967. Contudo, antes desse ataque, a Síria já havia denúnciado ataques por parte de Israel na terça-feira (8), poucas horas após o discurso de Donald Trump, em que o presidente norte-americano anunciou a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã. 

Israel vinha pressionando os EUA para saírem do acordo multilateral, uma vez que o Irã, agora uma potência no Oriente Médio, ameaça a influência e a força (antes única) israelenses na região. 

Os outros signatários do acordo (França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha) afirmaram que continuarão no pacto.