Número de pessoas mortas pela polícia cresceu 19% em 2017

O Brasil teve no ano passado 5.012 pessoas foram mortas por policiais, um aumento de 19% em relação a 2016, quando o número registrado de vítimas foi de 4.222. Enquanto isso, no mesmo período o número de policiais mortos caiu 15% (453 policiais), segundo dados do Monitor da Violência, um levantamento do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

violência policial agência brasil

De acordo com a apuração do Monitor da Violência, em apenas um ano o número de brasileiros vítimas de confronto com a polícia cresceu 19%, revelando um crescimento também na taxa de mortes pela polícia a cada 100 mil habitantes que agora está em 2,4.

O estudo apontou também que o Rio de Janeiro é o estado com o maior número absoluto de mortos por policiais (1.127) e de policiais mortos (119) e São Paulo é o estado com a maior proporção de mortes por policiais sobre o total de crimes violentos: 19,5%.

Bruno Paes Manso, do NEV-USP, disse em entrevista ao G1 que as polícias de alguns estados, ao invés de trabalharem para reduzir as taxas de homicídios, têm sido responsáveis pelo agravamento do quadro de violência ao registrar uma quantidade crescente de mortes durante o patrulhamento. “Nos últimos anos, o problema piorou principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde estão oito das dez polícias mais letais do país”, informou.

O levantamento também apontou que houve queda de 15% no número de policiais mortos em 2016.

Segundo Samira Bueno e Renato Sérgio de Lima, diretores do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de mortos em decorrência de intervenções policiais mostra que o Brasil está flertando com a barbárie.

"Geralmente justificadas como sinônimo da eficiência policial, que chega mais rápido ao local da ocorrência, ou como resposta ao aumento da criminalidade, o fato é que o aumento demonstra o completo descontrole do Estado brasileiro", disseram ao G1.

"Mais preocupante ainda é verificar que quase três centenas de policiais foram mortos fora do serviço, em situações que desconhecemos por completo", afirmaram.