Israel ataca soldados iranianos na Síria logo após anúncio de Trump

Poucas horas após o anúncio proferido na terça-feira (8) por Donald Trump, sobre a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear firmado multilateralmente com o Irã, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (ODSH) reportou a morte de nove combatentes iranianos perto de Damasco, capital da Síria, por mísseis israelenses

ataque israelense

Os soldados iranianos, ao contrário das tropas norte-americanas, estão em território sírio a pedido do presidente Bashar al-Assad, para combater os terroristas no país e reforçarem as forças governamentais durante a Guerra. 

"Nove combatentes dos Guardiães da Revolução iranianos ou das milícias xiitas pró-iranianas morreram" indicou à agência de notícias AFP o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman. Antes do ataque, as Forças Armadas sírias já haviam interceptado dois mísseis israelenses. O OSDH havia informado à AFP que os mísseis visavam "um depósito de armas das milícias iranianas ou do Hezbollah libanês"; como foi confirmado com esse último ataque bem sucedido, o alvo eram forçar iranianas.

Também nessa terça-feira (8), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anúnciou a saída de seu país do acordo nuclear com o Irã, assinado em 2015 também pela China, França, Alemanha, Rússia e Reino Unido (que já declararm que continuarão respeitando o pacto). 

Israel, aliado histórico dos EUA, vinha pressionando o Congresso norte-americano para que se retirasse do acordo. Além disso, seu primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, vinha procurando "pelo em ovo" (já que não existem provas) junto com Trump para acusar o Irã de desrespeitar o que foi acordado, mesmo após relatórios de organizações internacionais de fiscalização negarem as suspeitas.