Blogueiro que ofendeu Gleisi é obrigado a se retratar

Insuflando pelo ambiente de ódio nas redes, o blogueiro Fábio Cotrim destilou termos misóginos e vulgares contra a presidente nacional do PT e senadora Gleisi Hoffmann. Ela recorreu à justiça e ele foi obrigado a se retratar nesta segunda-feira (7) nas redes sociais.

Senadora Gleisi divulga nota sobre decisão do STF - Agência Senado

Na retratação, Cotrim admite que ofendeu a senadora Gleisi Hoffmann, "usando termos vulgares e misóginos, capazes de macular sua idoneidade privada e pessoal”.

Ele assume também que atribuiu “à Senadora Gleisi Hoffmann a suposta prática de crime de ameaça, o que não corresponde com a verdade, vez que não praticou tal conduta e nem foi acusada desse fato”.

Publicamente ele pede desculpas pelo ocorrido afirmando que lamente pelo ocorrido e "pelos danos que causei à sua honra, bem assim, a todas as pessoas que se sentiram ofendidas por meus atos”.

Confira a íntegra da retratação:

TERMO DE RETRATAÇÃO PÚBLICA

Eu, Fábio Cotrim Lima, pelo presente termo, retrato-me publicamente pelas ofensas que proferi contra a Senhora Senadora da República Gleisi Hoffmann.

No dia 20 de janeiro de 2018, publiquei em meu perfil na rede social Facebook mensagem em que ofendi a Senadora Gleisi Hoffmann, adjetivando-lhe por termos vulgares e misóginos, capazes de macular sua idoneidade privada e pessoal.

Em tal publicação, mencionei atributos físicos da Senadora Gleisi Hoffmann para insultá-la, e hoje reconheço que tais ofensas agravam a afronta que cometi, pois atingem as mulheres em geral e contribuem para banalizar a violência de gênero.

Na mesma mensagem, também atribuí à Senadora Gleisi Hoffmann a suposta prática de crime de ameaça, o que não corresponde com a verdade, vez que não praticou tal conduta e nem foi acusada desse fato.

Assumo a responsabilidade e reconheço as consequências desse ato, que extrapolou a liberdade de expressão do pensamento.

Assim, manifesto meu profundo lamento pelo ocorrido e peço desculpas à Senhora Senadora Gleisi Hoffmann pelos danos que causei à sua honra, bem assim, a todas as pessoas que se sentiram ofendidas por meus atos.

A presente retratação pública objetiva restabelecer a verdade e a idoneidade da ofendida, nos termos do acordo firmado nos autos do Processo nº 0710551-51.2018.8.07.0016, que tramita perante o 3º Juizado Especial Cível de Brasília/DF.

São Paulo, 4 de Maio de 2018