Manuela e Orlando Silva vão a feira do MST em apoio à reforma agrária

A manhã deste sábado (05), na III Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo, foi marcada pela presença de políticos, que prestaram apoio à produção dos assentamentos do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Entre eles estava a pré-candidata do PCdoB à Presidência da República e deputada estadual (RS), Manuela D’Ávila.

Manuela D avila, candidata à Presidência, visitou a feira da reforma agrária com sua filha - Pablo Vergara

Em entrevista Manuela D’Ávila disse que conheceu o MST ainda criança. Seu pai, professor universitário, a levava para conhecer assentamentos. E destacou a importância do movimento organizar a Ciranda, espaço onde as crianças passam o dia enquanto as mulheres trabalham.

“A feira do MST é a prova de como a produção agrícola brasileira pode ser diversa. Para isso, precisamos da reforma agrária. Talvez seja a mais genial ideia para mostrarmos ao povo brasileiro o quanto o povo produz, seja do ponto de vista das ideias, com as editoras expondo seus livros, seja do ponto de vista da organização, respeitando o protagonismo das mulheres, com a ciranda para as crianças para que as mulheres possam trabalhar com dignidade, seja a partir da mostra do que podemos comer no nosso país, se nós respeitarmos a diversidade”, disse Manuela.

Também passaram pela feira o deputado federal Orlando Silva (PCdoB), o vereador Eduardo Suplicy (PT) e o deputado federal Ivan Valente (PSOL).

Orlando Silva destacou a alegria da feira, apesar do momento crítico pelo que passa o país.

“A cada ano a feira se reinventa, tem mais alegria e cor, apesar do Brasil de hoje. Um Brasil triste, que ainda tem desafios a cumprir, inclusive a reforma agrária; um Brasil em que a violência está muito forte contra o povo, em que nossos direitos estão ameaçados, mas nesse ambiente tão turvo, difícil, o MST consegue criar esperança, alegria, sonho. A feira reforça a luta pela reforma agrária e por um Brasil decente”, disse o deputado.

Já Ivan Valente ressaltou o papel importante da agricultura familiar para o Brasil e a garantia de produtos sem agrotóxico. Segundo ele, "a feira é a demonstração mais cabal de que é a agricultura familiar e o pequeno agricultor que colocam comida na mesa do trabalhador. E comida de boa qualidade. Aqueles que acham que agricultura é só exportação de soja, milho e carne, o grande agronegócio, está enganado. O povo precisa é dessa agricultura que é tocado pelo MST. Aqui falamos de não envenenar o povo brasileiro e garantir uma alimentação que educa o povo brasileiro”, afirmou.