Programação de feira do MST tem show, debate e homenagem a Paul Singer

Este sábado (05) é o terceiro e penúltimo dia da 3ª Feira Nacional da Reforma Agrária  do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A feira terá uma programação diversificada com debates sobre consumo de alimentos saudáveis, shows e uma homenagem ao economista Paul Singer, morto em abril deste ano. Além disso, haverá a venda de livros, café literário, troca de sementes e exposição e venda de artesanato e atividades destinadas às crianças.

Feira da Reforma Agrária - MST no início de Maio - Pablo Vergara/Brasil de Fato

Teve início neste sábado (05), às 10h, uma conferência para discutir o tema da alimentação saudável como direito de todos. 

Participam da conferência a chef Bel Coelho, o dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Pedro Stédile, a professora Patrícia Jaime, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), e o arcebispo de Botucatu (SP), Dom Maurício Grotto. O evento terá homenagem ao economista Paul Singer, que morreu em abril.

"Um dos idealizadores da Economia Solidária, Paul Singer foi um militante, professor e amigo do MST. Sua contribuição sobre o papel da cooperação foi importantíssima para o que é o movimento hoje", diz Kelli Mafort, da direção nacional da CUT. Segundo ela, a conferência resume o principal debate da feira. "Neste sentido, denunciamos o consumo e uso de agrotóxicos por parte do agronegócio, um modelo falido para a saúde humana. Ao mesmo tempo, mostramos na prática que é possível o acesso e consumo de produtos agroecológicos e orgânicos, produção que depende diretamente da reforma agrária", afirma.

Às 11h, tem a apresentação dos violeiros que formam o grupo Catira de Piracaia. A cantora Ana Cañas canta às 16h30, e em seguida será a vez de Otto (17h20) e Ilê Aiyê (18h30). O dia ainda tem mais seminários, sobre a vereadora Marielle Franco, agrotóxicos e saúde no Brasil.

A bateria da Tuiuti toca às 17h30 do domingo, último dia do evento. A última apresentação será de Martinho da Vila, às 18h45.

Para João Paulo Rodrigues, integrante da coordenação nacional do MST, e para Débora Nunes, também da direção do movimento, eventos como a feira ajudam a aumentar a compreensão sobre a relevância da reforma agrária não só para os trabalhadores do campo. "Muitos mais que uma feira de comercialização de produtos saudáveis da reforma agrária, (é uma forma de) prestar contas e dialogar com a sociedade."

Confira a programação completa: