Nota de Pesar do PCdoB/PI pelo falecimento da camarada Socorro Lira

É com imensa tristeza que comunicamos aos militantes, filiados e amigos do PCdoB/PI o falecimento da professora MARIA DO SOCORRO LIRA MONTEIRO.

Socorro Lira ADUFPI
SOCORRO LIRA, acometida de leucemia, lutou com coragem e dignidade em defesa de sua vida. Até seus últimos momentos, manteve a atitude altiva e esperançosa que marcou a sua existência entre nós, e que a fez juntar-se àqueles que lutavam por uma nova sociedade, justa e livre.

Em 1980, ainda não tinha saído direito da adolescência, SOCORRO LIRA, estudante precoce do curso de economia da UFPI, já marchava pelas ruas de Teresina levantando a bandeira contra a ditadura militar. Militante ativa da Viração (corrente política do movimento estudantil), foi diretora do DCE, e integrou o grupo fundador da Seção Estadual do PCdoB no Piauí.

Graduada em Economia, com apenas 22 anos de idade foi aprovada em concurso público para o cargo de Professora do Departamento de Economia da UFPI. Nessa função, ao lado da militância política na ADUFPI, fez mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Participou da implantação dos cursos de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Rede PRODEMA na UFPI.

Em sua trajetória de vida, ela deixa um legado de realizações. Na política fez parte da geração que lutou contra a ditadura e consolidou a democracia no Brasil. Como profissional, contribuiu para o desenvolvimento de nossa universidade federal, ajudando a liberta-la do julgo oligárquico que a dominou por longos anos. Soube como ninguém cultivar amigas e amigos, que sentirão sua ausência física, mas que guardarão para sempre a alegria de terem compartilhado de sua companhia, sempre alegre, viva, esperançosa.

Aos seus familiares, especialmente a sua filha Nerissa e a seus irmãos e irmãs, apresentamos nossos sentimentos, que vão da celebração de sua vida, ao da dor que sentimos por sua inesperada partida.