Nágyla Drumond toma posse como titular da Secitece

“Só conseguiremos soberania nacional com ciência, com tecnologia, com ensino superior. A ciência é libertadora, a ciência é trabalho e nós somos trabalhadores da ciência”. As declarações são da nova secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Nágyla Drumond, que tomou posse na última segunda-feira (23), durante solenidade realizada no auditório da Secitece.

Nágyla Drumond toma posse como titular da Secitece

Ao lado do ex-secretário Inácio Arruda, de todos os gestores do sistema Secitece (Nutec, Centec, Funcap, Uece, UVA, Urca), de parlamentares, servidores e amigos, Nágyla ressaltou o papel da ciência para o desenvolvimento do Estado. “O povo do Ceará precisa se apropriar do conhecimento científico, precisa lutar por ciência e tecnologia, como luta por transporte, por moradia”, disse, prometendo dá continuidade a todos os projetos já em andamento na pasta. “Estamos aqui para fazer ciência com relevância”, afirmou.

O ex-secretário Inácio Arruda, que deixou a pasta para se candidatar nas eleições de 2018, agradeceu a todos os colaboradores da Secitece pela competência e compromisso com o trabalho e destacou projetos como Corredores Digitais, Mestrado do ITA, revitalização dos CVTs e popularização da ciência. Lembrou também ações como concurso para servidores da UECE e implantação do PCCV para os professores das três universidades públicas estaduais.

Não deixou de destacar a ação do Governo do Ceará destinando 1,01% da receita tributária líquida do Estado do Ceará para Ciência e Tecnologia. O repasse desses recursos representará, no final de 2027, mais de R$ 3 bilhões. “A notícia deu novo fôlego ao setor, tido como estratégico para o desenvolvimento do país, porque não existe progresso sem ciência e tecnologia”, afirmou.

Ainda durante sua fala de despedida, Inácio disse que estava transferindo as responsabilidades para Nágyla, “essa mulher valorosa e de luta”, que como secretária Executiva, já participava e comandava todas as ações da secretaria.

Presenças

Presentes a solenidade o Secretário Executivo da Seplag, Júlio Cavalcante, a deputada Mirian Sobreira, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia legislativa do Ceará, os reitores Fabiano Cavalcante de Carvalho (UVA), José patrício Pereira Melo (Urca), Jackson Sampaio (Uece), Ricardo Luiz Lange Ness (UFCA), presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, presidente do Nutec, Francisco Magalhães, presidente do Centec, Silas Barros de Alencar, coordenadora da UTD, Jamaci Oliveira, Júlio Rufino da MLW, presidente do Cebrapaz,Teresinha Braga, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Daciane Barreto, Presidente da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, Natanael Mota, presidente Estadual do PCdoB, Luiz Carlos Paes, representante Nacional do PCDB, Carlos Augusto Diógenes Pinheiro, presidente Nacional da UNE, Mariana Dias, presidente do ITIC, Carlos Artur, presidente da UJS, Germana Amaral, presidente da ABOC, Enid Câmara, Moisés Costa, representando o Tribinal de Justiça do Ceará, professor André Holanda, do Senai, Sâmia Helena, representando o mandato do deputado federal Chico Lopes, vice-presidente da ADUFC-Sindicato, Helena Serra Azul, presidente da Fundação Maurício Grabois, Benedito Bizerril, Silvia Cavaliere, representando a União nacional LGBT.