Rússia e China estreitam seus laços 

O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta segunda-feira (23) que espera se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, em junho e planejar conjuntamente os laços com a Rússia para uma nova era

Rússia e China

Xi deu as declarações ao se reunir com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, no Grande Palácio do Povo em Beijing.

O líder chinês disse estar aguardando a visita do presidente Putin em junho e sua participação da cúpula da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) na cidade de Qingdao, no leste da China.

Ele espera aumentar a amizade com o presidente Putin, planejar conjuntamente os laços entre a China e a Rússia em uma nova era e discutir o desenvolvimento futuro da OCS junto com os líderes de outros países membros.

Avaliando a relação bilateral de alto nível como “riqueza preciosa de ambos os países”, Xi assinalou que a parceria estratégica abrangente China-Rússia de coordenação manteve o ímpeto de desenvolvimento positivo.

A China e a Rússia precisam continuar aproveitando bem o papel orientador de intercâmbios de alto nível no desenvolvimento de laços bilaterais, implementar plenamente o consenso alcançado pelos dois chefes de Estado e sinergizar a Iniciativa do Cinturão e Rota e a União Econômica da Eurásia, continuou.

Ele também pediu que os dois lados reforcem o apoio mútuo em assuntos internacionais, defendam conjuntamente o direito internacional e normas universalmente reconhecidas de relações internacionais, e fortaleçam a cooperação dentro da OCS, BRICS, G20 e outros quadros, de modo a construir um novo tipo de relações internacionais e uma comunidade com um futuro compartilhado da humanidade.

"Acredito que com os esforços de ambos os lados, os laços sino-russos terão novos êxitos", disse Xi.

Lavrov disse que o presidente Putin está ansioso para visitar a China e participar da cúpula da OCS em Qingdao.

A Rússia atribui grande importância à parceria estratégica abrangente de coordenação com a China e está disposta a fortalecer ainda mais a cooperação bilateral, afirmou ele.

Tanto a Rússia quanto a China respeitam o direito internacional e a Carta da ONU, disse Lavrov, acrescentando que seu país concorda que as duas nações precisam melhorar ainda mais a coordenação dentro das estruturas multilaterais.

Por fim, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, aproveitou sua presença na China para denunciar EUA e França por tentarem desmembrar a Síria. Nas suas palavras: “estão acampados na margem oriental do Eufrates, não planejam retirar-se e criam ali organismos de poderes locais”.