A falta de informação no Meu INSS prejudica o segurado

Não é novidade que o segurado da Previdência Social sempre enfrentou dificuldades ao realizar qualquer procedimento junto ao órgão. Esta cultura de burocracia e falta de informação segue nossa cultura desde sempre.

meu inss

O que antes era difícil pelas longas filas e falta de pessoal nas agências, fazendo com que os trabalhadores enfrentassem verdadeiras guerras para simplesmente conseguir um extrato do seu extrato ou pedir uma aposentadoria por idade, transformou-se em dificuldades tecnológicas e inúmeros problemas online.

Para quem não conhece, o sistema de agendamento, consultas e emissões da Previdência Social se chama de “Meu INSS”. Um sistema bom e sem grandes problemas, que se transforma em um pesadelo para os segurados por um simples fator: A falta de guias e de ajuda especializada por parte do órgão.

O segurado que precisa consultar ou emitir algum documento pela internet, se encontra em um sistema que meramente diz para: “Clicar ao lado ou ligar 135”.

Somando-se este fator, com o de que a maior parte das pessoas que o acessam são trabalhadores em idade de se aposentar, que não cresceram na época da internet, temos um só resultado: Confusão generalizada sobre como realizar procedimentos que deveriam ser simples.

Muitos sites sem relação com o Instituto Nacional da Seguridade Social – INSS criam longos e explicativos textos sobre como consultar o Meu INSS, preenchendo uma lacuna que deveria ter sido realizada desde o começo de sua implementação pela própria previdência.

É imperativo que se crie vídeos explicativos e guias didáticos, feitos pelo próprio INSS para os trabalhadores, explicando as principais dificuldades e suas soluções, facilitando e assegurando que o trabalhador Brasileiro não tenha dificuldades na hora de pedir sua aposentadoria ou consultar se o seu benefício foi concedido ou não.

Já que apontamos o problema, criamos também um miniguia de como realizar o seu cadastro no Meu INSS. Esperamos que possa ajuda algum segurado à realizar suas consultas.

1. Busque no Google Meu INSS, na primeira página estará o site.
2. Clique em Meu INSS, em seguida você será redirecionado para a página do sistema.
3. Procure na esquerda o que deseja fazer, como por exemplo, consultar sua Carta de Concessão. Depois clique em “Login”
4. Será aberto uma nova janela, no final dela há um botão chamado de “Cadastre-se”.
5. Insira todos os seus dados, tendo atenção redobrada para não colocar nenhum valor errado.
6. Para gerar sua senha, serão feito algumas perguntas sobre seus benefícios e contribuições, como por exemplo um local de trabalho. Esta parte serve para confirmar que é o próprio segurado que está fazendo o procedimento.
7. Após gerado a nova senha, anote-a em local seguro, vá novamente ao serviço e clique em “Login”.
8. Será preciso mudar sua senha. Faça uma senha forte, contendo números e letra maiúscula, com pelo menos 8 caracteres e anote-a novamente.
Agora você já pode consultar seus benefícios, seja o seu Extrato do INSS ou seu pedido de Salário Maternidade.