Justiça impede que teólogo e ganhador de Nobel da Paz visitem Lula

Leonardo Boff, de 79 anos, e Esquivel, 87 anos, estiveram hoje na sede da PF, mas foram barrados.

esquivel e boff

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pôde receber a visita do amigo e conselheiro espiritual Leonardo Boff, de 79 anos, e do argentino Adolfo Pérez Esquivel, 87 anos, ganhador do prêmio Nobel da Paz.

A Justiça não autorizou as duas visitas e o ex-presidente continua sob um tratamento de exceção e em isolamento na sede da Polícia Federal, em Curitiba.

O teólogo e escritor Leonardo Boff chegou a sentar em um banco ao lado da guarita da portaria da PF enquanto esperava por uma definição da Justiça. Boff é um dos principais nomes da Teologia da Libertação da Igreja Católica e mundialmente reconhecido como defensor dos pobres e excluídos.

No acampamento Lula Livre, os dois intelectuais participaram de um ato político. “O Lula não pode desanimar, ele tem que saber que aqui fora estão vocês. Nós queremos Lula livre, vivo e servidor do povo brasileiro”, disse Boff.

Sobre as manifestações populares de apoio ao ex-presidente, Boff afirmou. “Nós temos que ter coragem de ocupar as ruas, de gritar e reclamar a sua libertação. Fazer com que ele seja candidato para desfazer as políticas impostas pelo governo Temer.”

Na noite de quarta-feira (17), Esquivel e Boff participaram de um evento na UFPR (Universidade Federal do Paraná) sobre democracia e Constituição, onde reforçaram o apoio à luta pela liberdade de Lula. Nesta sexta-feira, Esquivel vai tentar de novo visitar o ex-presidente.