Parente aceita presidir BRF, mas continuará desmonte da Petrobras

Pedro Parente, presidente-executivo da Petrobras, comunicou nesta quarta (18) que aceitou o convite para ser presidente do conselho de administração da empresa de alimentos BRF. Uma assembleia para a composição do novo conselho da BRF está marcada para o dia 26 de abril. Ele, que não deve se afastar do comando da estatal na qual promove um verdadeiro desmonte, não vê problemas em acumular as duas funções.

pedro parente

 "Não vejo conflito ético", limitou-se a afirmar Parente, após participar de seminário na FGV onde a Petrobras apresentou seu plano para privatizar quatro refinarias e reduzir sua participação no mercado de refino.

O convite para Parente substituir Abilio Diniz à frente do Conselho de Administração da BRF partiu do próprio empresário. Foi mais um lance da disputa acionária travada entre Diniz e fundos de pensão na cúpula da empresa, maior processadora de carne de frango do mundo e dona das marcas Sadia e Perdigão, que acumula prejuízos de R$ 1,5 bilhão nos últimos dois anos.

Parente deverá assumir a nova função em meio à Operação Carne Fraca da Polícia Federal (PF), que investiga as fraudes laboratoriais no setor de carnes e processados.

Antes de assumir a Petrobras, Parente presidiu a filial brasileira da multinacional Bunge. No governo Fernando Henrique, foi o ministro do Apagão.

Em nota divulgada à imprensa, Parente confirmou que aceita a nomeação para presidir a BRF e afirmou que não haverá qualquer mudança na sua função à frente da Petrobras.