Líderes mundiais felicitam o novo presidente de Cuba

Líderes e organizações sociais de vários países da América Latina enviaram mensagens de felicitações a Miguel Díaz-Canel, novo presidente de Cuba que tomou posse nesta quinta-feira (19).

Díaz-Canel e Evo Morales - Divulgação

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, parabenizou Cuba pelo “desenvolvimento impecável, democrático e participativo de designação de suas autoridades legislativas e executivas”. Além disso, expressou sua “profunda admiração e emotivo reconhecimento por Raúl Castro, pela condução íntegra de seu povo nos últimos anos, consolidando a independência, o progresso e o projeto socialista”.

A chancelaria da Venezuela enviou uma mensagem de solidariedade ao novo presidente. “Díaz-Canel e Cuba contam com o apoio irrestrito do presidente Maduro e da Revolução Bolivariana, para enfrentar os desafios e batalhas pela justiça social e o desenvolvimento humano neste mundo em convulsão, nos meses e anos que estão por vir”.

Já o presidente da China, Xi Jiping, reafirmou a amizade de seu povo com Cuba e expressou o desejo de aprofundar os laços com a nova gestão da ilha. Destacou ainda que a fraternidade cultivada por Pequim e Havana ajudou a superar grandes obstáculos e serviu de motor para impulsionar as relações bilaterais sólidas que os países têm hoje.

Além disso, se comprometeu em trabalhar com Díaz-Canel para ampliar a cooperação e obter futuras conquistas que contribuirão para honrar mais a amizade dos dois Estados.
Xi também enviou uma saudação ao ex-presidente e agora secretário-geral do Partido Comunista de Cuba, Raúl Castro e se comprometeu a manter uma estreita comunicação com ele, a fim de estreitar os laços entre os dois partids.

O chefe de Estado boliviano, Evo Morales usou sua conta no Twitter para saudar o novo presidente cubano. “Cumprimentados o irmão Miguel Díaz-Canel, eleito democraticamente presidente do Conselho de Estado pela Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba. Esta é a garantia de aprofundar o legado revolucionário do Comandante Fidel Castro, seu irmão Raúl e o povo cubano”.

Evo também destacou o impacto de Raúl castro na história do continente. “Cumprimentamos e felicitamos o irmão comandante Raúl Castro, que por dez anos foi presidente do Conselho de Estado e de Ministros da nação irmã Cuba. Destacamos como generoso e insuperável seu aporte à revolução aintiimperialista que começou com o comandante Fidel Castro em 1953”.

Outra personalidade internacional que dedicou elogios ao novo mandatário cubano foi o ex-presidente equatoriano, Rafael Correa. “Um grande abraço a este grande amigo do Equador e da Revolução Cidadã, Miguel Díaz-Canel, resplandecente presidente de nossa heroica Cuba. Todo nosso carinho ao comandante Raúl Castro. Muito obrigado por tudo, em nome da Pátria Grande. Até a vitória sempre!”.

Os presidentes do México e do Panamá, Enrique Peña Nieto e Juan Carlos Varela, respectivamente, também enviaram mensagens a Díaz-Canel pelo Twitter.

“O México felicita a Miguel Díaz-Canel por sua eleição como presidente do Conselho de Estado e de Ministros de Cuba”, disse Peña Nieto.

Jà Carlos Varela afirmou: “Nossas felicitações a Miguel Díaz-Canel, que hoje assume seu mandato como presidente de Cuba. Seguiremos estreitando laços de amizade entre Cuba e Panamá”.