Repercute internacionalmente a eleição de Canel em Cuba

A votação que elegeu Miguel Diáz-Canel como o novo presidente Cubano que dará continuidade à revolução foi reportado por toda a imprensa internaiconal 

capa clarin canel

O inglês The Guardian noticiou que “o governo cubano escolheu o primeiro vice-presidente do país, Miguel Díaz-Canel, como candidato único para suceder o presidente Raúl Castro”. O jornal britânico explicou que, apesar de Raúl Castro estar ativo e apresentar saúde, deixará o cargo de presidente “em um esforço para garantir que novos líderes possam manter a estabilidade do governo” diante dos novos desafios que aparecem para Cuba.

O jornal norte-americano The New York Times noticiou a eleição de Díaz-Canel com desconfiança e críticas, sendo a principal dela a do título da matéria: “Miguel Díaz-Canel: fiel a uma revolução para a qual ele não lutou”. Crítica essa, inclusive, que já foi rebatida por Canel em seu discurso de posse: “a revolução não termina com seus guerrilheiros”, lembrando assim que a revolução não terminou, mas acontece diariamente.

O jornal italiano Il Corriere della Sera teve a manchete “Cuba, começa a era depois de Castro”. No artigo, o jornal lembra que Canel afirmou que Raúl Castro continua sendo “o atual líder da revolução, a qual seremos sempre fiéis, assim como somos leais a herança ideológica deixada por Fidel Castro”.

O português Público noticiou que “Díaz-Canel tomou posse como Presidente de Cuba, depois de décadas de liderança castrista, e assumiu com orgulho por poder ‘abraçar a História viva’”. O jornal ainda relembrou as palavras ditas por Canel: “Serei sempre fiel a Fidel e a Raúl”. “O mandato dado pelo povo a esta legislatura foi no sentido de dar continuidade à Revolução Cubana num momento histórico crucial”, declarou o novo líder, que assim como reportou o jornal português, foi eleito com 603 votos dos 605 deputados da nova Assembleia Nacional do Poder Popular, iniciando um mandato de 5 anos.

“O parlamento cubano endossou, com sua ‘democracia genuína e autóctone’, o nome do novo presidente do Conselho de Estado”, escreveu o espanhol El Mundo. O jornal argentino El Clarín também trouxe uma manchete sobre a posse de Canel: Miguel Díaz-Canel assume como presidente de Cuba e promete dar continuidade a revolução”.