Com incertezas, intenção de consumo de famílias cai 1,3%

 Em abril, a Intenção de Consumo das Famílias registrou queda de 1,3% em relação ao mês passado. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

consumo

Segundo a CNC, é a primeira vez desde setembro de 2017 que ocorre variação negativa no índice. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, houve alta de 11,7%.

Os números relacionados ao Emprego Atual apontaram queda de 0,5% em relação a março. O percentual de famílias que se sentem mais seguras ao emprego atual também caiu em 0,2 pontos.

Também houve queda em relação às perspectivas de mercado de trabalho. O indicador reduziu 2,1% na comparação com março, mas se manteve 2,9% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

Desde abril de 2017, é a terceira vez que o indicador fica acima da zona de indiferença. Já o Nível de Consumo Atual registrou aumento de 0,5% em relação ao mês passado.

Segundo a CNC, apesar dos problemas decorrentes do desequilíbrio fiscal do setor público, a expectativa de crescimento da economia brasileira para este ano é de 2,8% combinada com uma taxa de inflação esperada abaixo de 4%.