DEM começa a desmontar candidatura de Maia para apoiar Alckmin

Com a proximidade do calendário eleitoral e a prisão arbitrária de Lula, os candidatos da direita começam a se movimentar novamente na busca tentar estabelecer um campo de atuação. A pré-candidatura à presidência de Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, não decolou e a cúpula da legenda começa a pensar numa alternativa para não perder espaço nas eleições de outubro.

Maia - Sérgio Lima/Poder360

Maia já reduziu as viagens pelo país e nas últimas semanas deu preferência a agendas no Rio, seu reduto eleitoral. De acordo com fontes, o DEM já inciou as conversas com o seu antigo e tradicoonal aliado, o PSDB, do ex-governador Geraldo Alckmin (SP), para viabilizar a aliança para outubro.

Na semana passada, deputados da do DEM, entre eles o líder na Câmara, Rodrigo Garcia (DEM-SP) que é um parlamentar próximo a Alckmin, se encontraram com o ex-governador em Brasília e outros líderes da sigla já negociam a aliança com outros partidos que manifestaram apoio a Maia.

Enquanto articula a aliança nos bastidores, o DEM diz que a pré-candidatura de Maia está mantida e que um eventual apoio a outro nome só acontecerá em junho ou julho.

"Neste momento, ninguém avalia a hipótese de desistência", disse ACM Neto, presidente do DEM, que enfatizou que o objetivo é construir uma candidatura única para ter chance de emplacar um candidato da direita.