MTST ocupa tríplex do Guarujá que atribuído a Lula

Na manhã desta segunda-feira (16), integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocuparam o triplex do edifício Solaris, no Guarujá (SP), pelo qual o ex-presidente Lula foi condenado e cumpre pena, sem provas, na superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

MTST ocupa triplex - Divulgação

Os manifestantes colocaram uma faixa do movimento na varanda do tríplex, que é virada para a fachada no prédio, e outros estão concentrados em frente ao edifício. Eles cantam palavras de ordem como "Se é do Lula, é nosso" e "Sérgio Moro, presta atenção, a sua casa vai virar ocupação".

Para os dirigentes do MTST a ocupação tem o objetivo de denunciar a da farsa judicial levou à condenação do ex-presidente Lula, que agora cumpre pena de 12 anos e um mês. 

Na sentença que condenou o ex-presidente a 9 anos e 6 meses de prisão, o juiz Sergio Moro atribuiu à propriedade do imóvel ao ex-presidente, como benefício irregular da da construtora  OAS. Segundo Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, o apartamento é resultado de um desconto de uma conta de propinas mantida pela empresa.

Lula, no entanto, jamais frequentou o apartamento como moradora, mas o visitou junto com Léo Pinheiro,  em 2014. O ex-presidente e a ex-primeira dama Marisa Letícia compraram uma unidade no edifício em 2005, de valor menor que o tríplex. Atualmente, o apartamento está penhorado em nome da OAS. De acordo com a juíza responsável pela penhora do imóvel, o fato de ele estar nessa condição não significa que ele não pertença ao ex-presidente. A defesa de Lula afirma que a empreiteira é a verdadeira dono do apartamento.